Entretenimento
Publicado em 19/09/2025, às 06h00 Foto: Reprodução/Redes Sociais Fernanda Montanha
A contagem regressiva para a São Paulo Oktoberfest já começou. A edição de 2025 será realizada entre 19 de setembro e 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos, e promete uma combinação inédita de música, gastronomia e experiências culturais alemãs.
Além da programação tradicional, a festa vai estrear o 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, idealizado pela WGroup em parceria com a Abracerva. A proposta é reunir rótulos premiados e transformar o espaço em uma grande vitrine da produção local de cervejas especiais.
Quem passar pelo evento encontrará mais de 80 opções de pratos inspirados na culinária alemã, além de doces e petiscos tradicionais. A organização também prepara lançamentos exclusivos para o público, como a Spof Bier, a primeira cerveja oficial da Oktoberfest, e a Spof Wurst, considerada a maior salsicha do Brasil, com 30 centímetros.
Durante o evento de pré-lançamento, chamado TOP Night, os convidados puderam degustar essas novidades e conhecer os rótulos oficiais e o cartaz da 8ª edição, criados a partir da arte da estudante Carolina Poloni, da Panamericana Escola de Arte e Design, segundo o Gente.
O encontro, realizado na Residência Oficial da Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, reuniu autoridades, empresários e representantes de instituições alemãs. Volkswagen, Mercedes-Benz, MAN, Continental, Truckvan, Grupo Simpar, ViaMobilidade, Ruvolo Glass, Porsche, Bosch, Aurora Alimentos e Grupo Baumgart foram algumas das empresas presentes.
A cônsul-geral da Alemanha, Martina Hackeberg, destacou que a Oktoberfest é mais do que uma celebração da cerveja: “é um encontro de culturas, gastronomia, música e tradições que aproximam Brasil e Alemanha”, afirmou.
Para Alexander Seitz, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e embaixador do festival, a Oktoberfest representa a fusão entre inovação e tradição — marcas da cultura alemã.
O idealizador da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro Filho, também reforçou o papel econômico do evento. Segundo ele, “o festival é um palco para negócios, turismo e conexões que impulsionam a cultura e a economia do país”.
Com música ao vivo, pratos típicos e cervejas artesanais, a São Paulo Oktoberfest 2025 promete uma edição ainda mais grandiosa e cheia de surpresas para o público.
Confira os 5 carros 0 km mais acessíveis do Brasil em setembro de 2025
"Guerreiras do K-Pop": veja o que esperar da continuação do filme