Entretenimento

"Se Não Fosse Você": 5 diferenças entre o filme e o livro de Colleen Hoover

No filme, conflitos familiares e escolhas de carreira ganham peso emocional; motivações financeiras e decisões de cartas mudam em relação ao livro  |  Foto: Divulgação/Paramount Pictures

Publicado em 23/10/2025, às 17h34   Foto: Divulgação/Paramount Pictures   Bianca Rossi

A obra de Colleen Hoover, Se Não Fosse Você, promete conquistar o público nos cinemas.

A adaptação traz no elenco nomes de peso como Mckenna Grace, Allison Williams, Mason Thames e Dave Franco, que dão vida aos personagens com intensidade e carisma, prometendo emocionar tanto os fãs da autora quanto novos espectadores.

Veja as diferenças entre o livro e o filme:

A vocação

No filme, Clara escreve no quadro de sonhos que a mãe precisa “encontrar uma paixão”. No livro, é Morgan quem anota “encontrar algo que me empolgue”.

Um dos principais impulsos para que Morgan busque uma nova vocação no livro Se Não Fosse Você está ligado à sua situação financeira. Após a morte do marido, ela descobre que o valor deixado de herança seria insuficiente para garantir o sustento dela e de Clara.

A protagonista passa a fazer cálculos e refletir sobre o futuro, concluindo que precisará trabalhar para manter a estabilidade da família. Essa dimensão prática e realista, que adiciona profundidade à personagem e à narrativa literária, é deixada de lado na adaptação cinematográfica, onde a motivação de Morgan é tratada de forma mais emocional.

As faculdades

Um dos pontos mais emocionantes do filme acontece durante o jantar de aniversário, quando Clara (Grace) anuncia para todos que foi aceita na faculdade dos seus sonhos.

A notícia provoca um choque em Miller (Thames), que revela estar apenas na lista de espera. No livro de Hoover, essa cena específica não acontece.

As cartas

Tanto no livro quanto no filme, Jonah e Morgan se deparam com as cartas trocadas por Chris e Jenny durante o caso extraconjugal.

No romance, Jonah afirma que as cartas pertencem a Morgan, deixando que ela decida o destino delas. A própria Morgan opta por queimá-las.

Já na adaptação cinematográfica, a decisão de destruí-las é tomada em conjunto pelos dois, reforçando o senso de parceria entre os personagens na tela.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Cinemark lança ação imperdível: clássicos e lançamentos de terror por R$ 13


Quem é Isabela Ferrer, atriz no meio da briga de Blake Lively e Justin Baldoni