Entretenimento

Shakira “copiou” Waka Waka? A história do hit da Copa que marcou 2010

Refrão semelhante ao de música camaronesa gerou ameaça de processo e inclusão tardia de coautores nos créditos do hit da copa de 2010  |  Foto: Reprodução

Publicado em 12/02/2026, às 11h48   Foto: Reprodução   Érica Sena

É provável que, no encerramento do show marcado para 2 de maio na Praia de Copacabana, Shakira apresente aquele que se tornou o maior hit da história das Copas do Mundo. Lançada para o Mundial da África do Sul, em 2010, “Waka Waka (This Time for Africa)” virou um fenômeno global,  mas não sem polêmica.

A canção, que embalou a primeira Copa realizada no continente africano, tem como base um refrão praticamente idêntico ao da música “Zangalewa”, lançada em 1986 pelo grupo camarônes Golden Sounds, que mais tarde passou a se chamar Zangalewa.

Na época do lançamento, apenas Shakira e o produtor John Hill apareciam como autores oficiais, como citado pelo G1.

A disputa pelos créditos

Após a repercussão mundial da música, integrantes do Golden Sounds afirmaram que o refrão havia sido utilizado sem a devida atribuição inicial. O produtor Eugene Victor Doo Belley, o baterista Emile Kojidie e o vocalista Jean Paul ze Bella só passaram a constar como coautores depois que a banda ameaçou recorrer à Justiça para reivindicar reconhecimento e participação nos lucros.

Antes disso, o grupo tentou negociar diretamente com a Sony Music, com a FIFA e com representantes da cantora. À época, Shakira e a gravadora optaram por não comentar o caso.

Foto: Reprodução

A FIFA divulgou nota afirmando que a artista era autora da música e que o refrão era “parecido com o de uma popular canção camaronesa”.

Sucesso global e apresentação no Brasil

Durante coletiva organizada pela FIFA em 2010, Shakira afirmou que a inspiração para compor o sucesso surgiu após uma caminhada em uma fazenda no Uruguai. Ela não mencionou, no entanto, a semelhança com a faixa africana lançada 24 anos antes.

Apesar da controvérsia, “Waka Waka” alcançou a 38ª posição na Billboard Hot 100 — desempenho inédito para uma música oficial de Copa. No YouTube, o impacto é ainda maior: o clipe soma mais de 4 bilhões de visualizações.

Quinze anos depois, o hit segue como um dos momentos mais aguardados dos shows da artista — inclusive na apresentação prevista em Copacabana.

Classificação Indicativa: Livre


TagsMúsicaCelebridades

Leia também


Shakira em Copacabana: quando acontece o megashow da cantora no Rio?


Data vazada? Shakira pode fazer show em Copacabana; entenda rumores