Entretenimento
Publicado em 25/12/2025, às 04h00 Foto: Unsplash Marcela Guimarães
O ato de cozinhar fica ainda mais importante neste Natal, e a ideia é simples: nada se joga fora, todos os pratos podem virar outras opções saborosas para o almoço depois da véspera.
Em um cenário de alimentos cada vez mais caros e a necessidade de combater o desperdício, reunimos sugestões práticas e criativas para transformar as sobras da ceia de Natal em novos pratos. Confira!
Pode ser cortado em cubos ou desfiado para virar um risoto clássico, preparado com azeite, cebola e vinho branco. Depois de refogar a carne, acrescente tomates e caldo de legumes aos poucos, finalizando com queijo e salsa.
Outra opção é desfiar o pernil e transformá-lo em uma “carne louca”, perfeita para ser o recheio de um pão francês. Basta refogar alho e cebola, juntar a carne, adicionar tomates e um pouco de molho vermelho, deixando a mistura mais encorpada, com mais carne do que molho, e finalizar com salsinha.
O tender sem osso pode ser cortado em cubinhos e combinado com lentilhas, aproveitando também o arroz que sobrou da ceia para criar um arroz de lentilha com tender.
Outra alternativa é usá-lo em um arroz de forno. Misture o arroz já pronto com o tender bem picado, queijo (muçarela ou prato), ervilha e milho. Um pouco de farinha de rosca ajuda a deixar o prato mais soltinho. Faça no forno tradicional ou no micro-ondas.
Esses cortes funcionam muito bem em uma farofa reforçada. Basta picar a carne e misturá-la com bacon, linguiça e farinha panko, criando um acompanhamento cheio de sabor.
Uma ótima ideia é preparar um fricassê de peru, reaproveitando a carne em um prato cremoso.
Desfie a carne e reserve. Em uma panela, refogue cebola e alho, acrescente o peru desfiado e misture bem. Junte milho, ervilha e creme de leite, deixando cozinhar até formar um molho cremoso. Finalize com requeijão ou queijo ralado para dar mais sabor e leve ao forno apenas para gratinar, se desejar.
O panetone pode virar uma rabanada, passando as fatias em uma mistura de leite, leite condensado e ovos antes de fritar por imersão ou na frigideira com um pouco de manteiga e azeite.
Outra opção menos óbvia é usá-lo em uma farofa doce ou salgada, refogando bacon, cebola e outros ingredientes antes de adicionar o panetone picado.
As sobras podem ser desfiadas e transformadas em um clássico bolinho de bacalhau, ideal para petiscos ou entradas.
Comece refogando alho e cebola em um fio de azeite, acrescente o bacalhau desfiado e ajuste o sal, se necessário. Junte batata cozida e amassada para dar liga, além de cheiro-verde e pimenta a gosto. Modele os bolinhos, passe levemente na farinha de rosca e frite em óleo quente até ficarem dourados e crocantes por fora.
*Receitas de Edu Guedes, Catia Fonseca e Henrique Fogaça
Árvore de Natal do Ibirapuera impressiona: veja altura e programação da atração
Festival no litoral de SP terá Alok, Luísa Sonza e Luan Santana; veja datas e ingressos