Entretenimento
Publicado em 12/10/2025, às 12h05 Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Marcela Guimarães
Nesta semana, os artistas Val Rua, Nego Todd e Paulo Consentino devem iniciar um projeto histórico para o futebol. Será o maior painel de grafite dedicado a Pelé em todo o mundo.
A obra vai ocupar toda a fachada do CEU Rei Pelé, localizado no bairro Cidade Líder, na zona leste de São Paulo.
A ideia é uma homenagem ao eterno Rei do Futebol e faz parte do desejo de “recuperar a memória do futebol brasileiro através de murais”, como contou Consentino em entrevista ao portal Metrópoles.
Filho de um ex-médico do Santos que conviveu com Pelé, o artista diz ter uma ligação pessoal com a história do craque.
Os três artistas já haviam trabalhado juntos em 2010, quando criaram um mural no centro de treinamento do Santos que, na época, foi considerado o maior do futebol mundial.
Quinze anos depois, o grupo se reúne novamente para um projeto ainda maior. O painel deve ter cerca de 22 metros de altura por 20 metros de largura.
Para alcançar toda a extensão da parede, eles usarão plataformas de elevação com os mesmos equipamentos de segurança de obras em fachada.
Antes de iniciar o grafite em si, o trabalho começa com o esboço e as medições da parede. As tintas em spray, junto das técnicas com pincel, rolo e tinta acrílica, serão aplicadas ao longo de 10 a 12 dias. Tudo vai depender do clima na capital, que vem oscilando há tempos.
O projeto, contratado pela Prefeitura de São Paulo, ainda não havia sido divulgado. Consentino contou que pretende manter o sigilo até o fim da pintura para surpreender a família do Rei do Futebol com o resultado final.
A escolha do local também tem um significado importante. De acordo com os artistas, o objetivo é eternizar na capital paulista a mesma grandiosidade que Pelé representa no litoral.
Quem ganha mais? Veja os maiores salários da Seleção Brasileira
Trionda: veja curiosidades sobre a bola oficial da Copa do Mundo de 2026