Entretenimento

SP tem veranico: termômetros chegam a 33°C e ar fica seco até sábado

A capital paulista pode registrar temperaturas entre 30°C e 33°C até o dia 23/8, com destaque para o ar seco e sexta-feira como o dia mais quente.  |  Reprodução/ G1

Publicado em 20/08/2025, às 10h15   Reprodução/ G1   Gabriela Teodoro Cruz

Um veranico que começa nesta quarta-feira (20/8) eleva as temperaturas em todo o estado de São Paulo. Segundo a Climatempo, a capital paulista poderá registrar entre 30°C e 33°C até o próximo sábado (23/8). A tarde mais quente deve ser a sexta-feira (22/8), quando os termômetros podem chegar a 33°C na Grande São Paulo.

O quê é veranico?

Um veranico é um período de calor acima da média esperado para a estação, geralmente curto e interrompido por mudanças climáticas, como frentes frias. No caso de São Paulo, trata-se de alguns dias de temperaturas elevadas em pleno inverno, quando o clima costuma ser mais ameno, provocando aumento do calor, baixa umidade do ar e sensação térmica mais intensa.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que a temperatura atingiu ou ultrapassou os 30°C na capital foi nos dias 1º e 2 de abril, com máximas de 30,1°C e 31,8°C, respectivamente.

O período de calor intenso deve terminar no sábado, quando uma frente fria proveniente do Rio Grande do Sul começará a influenciar o estado. O ar frio de origem polar provocará queda brusca de temperatura em algumas regiões de São Paulo.

Previsão do tempo em SP nesta quarta-feira (20)

Na região que faz divisa com o Paraná, as temperaturas máximas ficam entre 22°C e 30°C, segundo a Defesa Civil. No restante do estado, os termômetros devem marcar entre 30°C e 35°C.

O dia começou com tempo firme e temperaturas amenas. O sol aparece entre nuvens, e há possibilidade de pancadas de chuva isoladas em algumas áreas.

Além disso, um ciclone localizado no sul do Brasil deve provocar ventos moderados a fortes em todo o estado, com rajadas que podem chegar a 50 km/h.

Alerta!

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo de 30% em alguns dias. Embora considerados normais para esta época do ano, esses índices aumentam o risco de incêndios em áreas florestais e a concentração de poluentes nos centros urbanos.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloTemperaturaCalor

Leia também


"O Verão que Mudou Minha Vida": Os looks mais marcantes de Belly