Entretenimento

"Wicked: Parte 2" — entenda o final original do musical que inspira o novo filme

Como termina a história de Elphaba e Glinda no palco e o que isso pode significar para a adaptação de Jon M. Chu que chega aos cinema nessa semana  |  Foto: divulgação/Universal Pictures

Publicado em 18/11/2025, às 12h25   Foto: divulgação/Universal Pictures   Ana Caroline Alves

A contagem regressiva para Wicked: Parte 2 está chegando ao fim. Com estreia marcada para 20 de novembro, a segunda parte da superprodução dirigida por Jon M. Chu, chega aos cinemas com a missão de repetir (ou até superar) o impacto do primeiro filme, lançado em 2024.

A trama reconstrói a juventude de Glinda (Ariana Grande) e Elphaba (Cynthia Erivo), mostrando como elas se tornam, a Bruxa Boa do Sul e a temida Bruxa Má do Oeste, segundo o Omelete.

Como termina Wicked na Broadway?

A segunda parte adapta o Ato 2, que aprofunda o conflito político e pessoal das protagonistas.

Após uma passagem de tempo, descobrimos que Elphaba agora é oficialmente considerada fugitiva, enquanto Glinda assume um papel de destaque no governo ao ser escolhida por Madame Morrible (Michelle Yeoh) como porta-voz do Mágico.

Tornado, tragédia e revelações

Para atrair a inimiga número um de Oz, Madame Morrible invoca um tornado, que conecta Wicked diretamente ao clássico O Mágico de Oz. A tempestade leva Dorothy Gale ao mundo mágico e, tragicamente, provoca a morte de Nessarose, irmã de Elphaba.

Elphaba cai em uma armadilha, mas é resgatada por Fiyero (Jonathan Bailey),a traição custa caro: Fiyero é capturado e condenado à morte. Desesperada para salvá-lo, Elphaba realiza um feitiço e é assim que Fiyero se transforma no Espantalho da história original.

Movida pela dor e pelo desejo de vingança, ela sequestra Dorothy, enquanto o povo de Oz se mobiliza para capturá-la.

A despedida das bruxas e a falsa morte

Glinda vai ao encontro de Elphaba. As duas se reconciliam em uma das cenas mais emocionantes do musical, mas a paz dura pouco: Dorothy ataca Elphaba com um balde de água, aparentemente fazendo com que a Bruxa Má do Oeste derreta diante de Glinda.

Tudo o que sobra é seu chapéu e um frasco de elixir verde, após isso Glinda descobre que o Mágico é, na verdade, pai biológico de Elphaba.

O verdadeiro final: Elphaba vive

Enquanto Oz comemora a queda da Bruxa Má, Fiyero (agora Espantalho) retorna ao castelo em busca dela. É então que o público descobre a reviravolta:

Elphaba está viva e apenas fingiu a própria morte para escapar da perseguição.

Ela e Fiyero fogem juntos, deixando Oz para trás e garantindo um final feliz para um dos personagens mais incompreendidos da cultura pop.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBroadwayWicked

Leia também


5 mistérios que prometem agitar a 2ª temporada de "Os Donos do Jogo"; veja quais são


Novo trailer de “Wicked: Parte 2” promete final épico e surpreende fãs; veja