Esportes
Publicado em 27/08/2025, às 17h27 Foto: Divulgação/NFL Marcela Guimarães
A National Football League (NFL), maior liga de futebol americano do mundo, fará sua segunda partida no Brasil no dia 5 de setembro de 2025 (sexta-feira).
O jogo será disputado na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo, e marcará a estreia da temporada 2025-26.
Os times escolhidos para o confronto são o Kansas City Chiefs e o Los Angeles Chargers. A partida faz parte do calendário internacional da NFL, que também terá jogos na Irlanda, Inglaterra, Alemanha e Espanha.
Essa não será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam fora dos Estados Unidos. Em 2019, o mesmo confronto aconteceu no Estádio Azteca, no México, em uma vitória dos Chiefs por 24 a 17.
A equipe de Kansas jogou quatro vezes fora dos EUA, enquanto os Chargers entraram em campo três vezes em outros países.
O jogo em São Paulo deve contar com grandes nomes do futebol americano, como Patrick Mahomes, considerado o melhor quarterback da atualidade, e Travis Kelce, um dos tight ends mais dominantes da história da NFL.
Fundado em 1959, o time começou sua trajetória como Dallas Texans e só em 1963 se mudou para Missouri, ganhando o nome atual em homenagem ao prefeito Harold Roe Bartle, apelidado de “Chief”.
Desde então, o time construiu uma das torcidas mais apaixonadas da liga, o Chiefs Kingdom, e soma quatro títulos de Super Bowl (1969, 2019, 2022 e 2023).
Entre os destaques do elenco estão Patrick Mahomes, eleito duas vezes MVP da NFL, Travis Kelce e o veterano Chris Jones.
Ao longo da história, 25 jogadores seus foram para o Hall da Fama, incluindo Joe Montana e Tony Gonzalez.
Apesar do peso da tradição, a última temporada terminou de um jeito complicado. Após chegar ao terceiro Super Bowl consecutivo, os Chiefs perderam para o Philadelphia Eagles por 40 a 22.
Uma curiosidade marcante é o Arrowhead Stadium, famoso pelo recorde de estádio mais barulhento do mundo, com impressionantes 142,2 decibéis.
Também fundados em 1959, os Chargers nasceram em Los Angeles, mas passaram a maior parte de sua história em San Diego, onde jogaram por 56 anos antes de retornar à Califórnia em 2017.
O nome “Chargers” tem origem desconhecida, mas uma das teorias mais famosas envolve o magnata Barron Hilton e seu desejo de divulgar o cartão de crédito “Carte Blanche”, que patrocinava a franquia.
Diferente dos Chiefs, os Chargers nunca conquistaram um Super Bowl, por mais que tenham chegado à final da temporada em 1994, quando foram derrotados pelo San Francisco 49ers.
Em 2024, o time teve boa campanha, vencendo 11 dos 17 jogos, mas foi eliminado nos play-offs pelo Houston Texans logo no Divisional Round.
A esperança para a temporada está em Justin Herbert, um quarterback jovem que disputará sua sexta temporada com a intenção de se tornar a grande estrela da NFL.
Tomorrowland Brasil 2025: veja quais serão os palcos do festival
Top 10: veja quais são os clubes mais endividados do futebol brasileiro