Esportes
Publicado em 16/12/2025, às 09h21 Foto: Reprodução/Gabriel Teles / CNN Brasil Érica Sena
Nesta segunda-feira (15), conselheiros ligados à oposição formalizaram um pedido de afastamento do presidente Julio Casares, após a revelação de um esquema de venda ilegal de ingressos em um camarote do estádio do Morumbis durante shows realizados em 2025.
O movimento é liderado por integrantes do grupo “Movimento Salve o Tricolor Paulista”, que faz parte do Conselho Deliberativo do clube. Segundo os conselheiros, os elementos divulgados tornam difícil afastar a hipótese de que o presidente tivesse conhecimento do esquema.
Para que o pedido avance oficialmente, são necessárias ao menos 52 assinaturas, como citado pela CNN Brasil.
Caso o processo de impeachment seja instaurado e avance, o estatuto do São Paulo define que a presidência passa automaticamente ao vice-presidente. Atualmente, o cargo é ocupado pelo empresário Harry Massis Júnior, de 80 anos, que integra a diretoria desde 2021.
Sócio do clube há mais de seis décadas, Massis tem longa trajetória na política interna são-paulina. Ele já exerceu diferentes funções administrativas e integrou as delegações campeãs mundiais de 1992 e 1993.
O caso veio à tona após a divulgação de áudios, que apontam a comercialização clandestina de ingressos de um camarote institucional do Morumbis. Entre os citados estão Mara Casares, ex-esposa do presidente e diretora feminina, cultural e de eventos, e Douglas Schwartzmann, diretor adjunto das categorias de base. Ambos pediram licença dos cargos.
Segundo as gravações, ingressos teriam sido vendidos para o show da cantora Shakira, em fevereiro de 2025. O camarote envolvido é conhecido internamente como “camarote da presidência”, cuja comercialização é proibida.
Em nota, o São Paulo afirmou que irá apurar os fatos e adotar as medidas cabíveis. Enquanto isso, o Conselho Deliberativo deve analisar os próximos passos, em um cenário que pode provocar mudanças significativas no comando do clube em pleno período de planejamento esportivo.
São Paulo entra no top 10 das cidades mais estressantes do mundo; veja ranking
SP deve ganhar o maior grafite de Pelé da história: veja como será o projeto