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Veja 5 erros que acabam com o câmbio automático do seu carro

Confira algumas atitudes que podem até parecer comuns, mas encurtam a vida útil do câmbio automático e podem custar caro na oficina  |  Foto: Freepik

Publicado em 17/06/2025, às 14h54   Foto: Freepik   Marcela Guimarães

Cada vez mais popular nos carros novos no Brasil, o câmbio automático pode oferecer conforto e praticidade, mas exige alguns cuidados específicos no uso e na manutenção.

Certos hábitos comuns podem reduzir a vida útil dessa tecnologia e vão fazer você deixar uma grana na oficina. Veja cinco erros que podem comprometer a transmissão automática do seu carro:

1 — Segurar o carro na subida usando o acelerador

Muitos motoristas deixam o carro parado em rampas apenas acelerando levemente, sem usar o freio. Mesmo com o conversor de torque, essa prática gera desgaste desnecessário e aumenta o consumo. O mais adequado é manter o pé no freio quando parado, independentemente da inclinação, preservando o sistema e economizando combustível.

2 — Tentar fazer o motor “pegar no tranco”

Ao contrário dos carros manuais, tentar fazer um carro automático “pegar no tranco” dificilmente funciona. Além de precisar de energia para a injeção eletrônica, o risco de quebrar a correia dentada ou danificar a transmissão é bem alto, principalmente em motores a diesel.

3 — Colocar em neutro no semáforo

Em carros manuais, engatar o ponto morto parado é certo, mas essa dica não funciona para os automáticos. O ideal é manter o câmbio em “D” (dirigir) com o pé no freio. Assim, o sistema permanece lubrificado e pressurizado. O “N” (neutro) deve ser usado apenas para rebocar ou empurrar o carro desligado.

4 — Ignorar a troca de óleo do câmbio

Mesmo em carros cujo fluido é “vitalício”, vazamentos ou contaminação podem acabar acontecendo. O óleo precisa estar limpo e no nível certo para lubrificar e refrigerar a transmissão, por isso, siga o manual e cheque o fluido em todas as revisões do carro.

5 — Engatar “R” ou “P” com o carro ainda andando

Manobrar com pressa e selecionar “R” (ré) ou “P” (estacionar) antes da parada total é um dos erros graves da lista. Esse costume vai danificar as engrenagens e peças internas, principalmente em câmbios mais antigos com o acionamento mecânico. Em modelos modernos, um controle eletrônico pode impedir o engate incorreto, mas não conte com isso sempre.

Use o câmbio automático com cuidado e não fuja das revisões. Assim, você garante trocas de marcha suaves e evita gastar muito com mecânico.

Classificação Indicativa: Livre


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