Negócios

Argentina se destaca na mineração após descoberta de reserva mineral recorde

A mineração é vista como uma oportunidade estratégica para a Argentina, que busca fortalecer suas exportações.  |  A descoberta da reserva pode ser um diferencial para a economia do país. - Divulgação Vicuña

Publicado em 19/05/2025, às 19h06   A descoberta da reserva pode ser um diferencial para a economia do país. - Divulgação Vicuña   Camila Lutfi

Uma reserva de minerais em San Juan, na Argentina, foi avaliada como a maior do mundo para a extração de ouro, prata e bronze. A descoberta das mineradoras BHP e Lundin Mining, integrantes do consórcio Vicuña, traz forte potencial para a economia do país da América Latina.

A mineração é vista como uma oportunidade estratégica para a Argentina, que busca fortalecer suas exportações. A descoberta da reserva pode ser um diferencial para entrar no mercado como uma forte negociadora.

É estimado que a Argentina entre no ranking dos 10 maiores produtores de cobre do mundo nos próximos dez anos, com previsão de pico de extração do mineral em 2028.

Os projetos de exploração Filo del Sol e Josemaría apontam para 13 milhões de toneladas de cobre, 32 milhões de onças - unidade de medida - de ouro e 659 milhões de onças de prata,segundo o jornal argentino Clarín. A maior reserva desses minerais no mundo ainda promete injetar milhões de pesos na economia argentina.

Classificação Indicativa: Livre


Tags negócios Dinheiro Argentina Mineração

Leia também


MEC proíbe ensino a distância para cursos de licenciatura e saúde; veja a lista


Política de imigração da Argentina fica mais rigorosa e afetará brasileiros