Negócios
Publicado em 25/07/2025, às 17h36 O projeto funciona como uma plataforma de estudos para o Enem - Foto: Reprodução Instagram Camila Lutfi
Um projeto de uma desenvolvedora brasileira foi campeão regional da em uma competição de programação do Google. O mais curioso: o modelo foi criado em apenas 48 horas.
Giovanna Moeller, de 24 anos, venceu o Agent Development Kit Hackathon (ADK Hackathon) — evento de desenvolvedores do mundo todo, que analisou mais de 10 mil projetos — como representante da América Latina.
O projeto de Moeller se chama Edu.AI e funciona como uma plataforma de estudos para o Enem. Por meio da inteligência artificial (IA), oferece a qualquer estudante do Brasil uma preparação de alto nível ao exame que mais auxilia no ingresso para o ensino superior.
Ao IstoÉ Dinheiro, a jovem comentou que desenvolveu o sistema completamente sozinha, apesar da ideia não ser nova.
Ela revelou ter que "fazer tudo do zero", usando as ferramentas fornecidas pelo Google para essa competição. Segundo a profissional, forma dois dias para aprender as funcionalidades e colocá-las em prática.
O Edu.AI disponibiliza a geração de simulados, correção de redações, além da criação de estudos personalizados e acompanhamento de progresso.
A brasileira conquistou o primeiro lugar e leva para casa US$ 8 mil, além de garantir um encontro com membros de desenvolvimento do Google.
Giovanna Moeller nasceu em Bauru, interior de São Paulo, e cursa sistemas de informação na Unesp. Também ao IstoÉ, ela revelou que se mudou para a capital paulista para trabalhar em uma startup de IA como desenvolvedora de software.
Velório de Preta Gil teve caixão de luxo; veja como foi a despedida da cantora
Nova Fiat Titano 2026 ganha mais de 40 acessórios e versão exclusiva