Negócios
Publicado em 24/06/2026, às 08h42 Foto: Reprodução/Agência SP Fernanda Montanha
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) inicia em julho o cronograma oficial do licenciamento 2026. A primeira etapa contempla veículos com placas finais 1 e 2, mas o pagamento antecipado já está disponível para proprietários de qualquer numeração.
O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do portal do Detran-SP, onde o motorista consegue consultar pendências, verificar multas e concluir a regularização. O sistema permite quitar débitos, inclusive por Pix, e emitir o documento atualizado após a conclusão do processo.
Para realizar o licenciamento, o proprietário precisa estar sem pendências como multas de trânsito e IPVA em aberto. Também é necessário informar o número do Renavam e efetuar o pagamento da taxa, que neste ano é de R$ 174,08, lembra a Agência SP.
Depois da quitação dos valores pendentes, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) fica disponível para download. O documento pode ser acessado pelo site do Detran-SP, Poupatempo ou Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além dos aplicativos oficiais.
A atualização do licenciamento ocorre de forma imediata após o pagamento dos débitos, facilitando a regularização dos veículos e evitando problemas futuros. O proprietário pode guardar o documento no celular ou imprimir uma versão em papel comum.
Circular sem o licenciamento válido é considerado infração gravíssima pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso o serviço não apareça disponível para pagamento, o motorista deve conferir se existem bloqueios administrativos, judiciais ou valores pendentes.
Entre janeiro e maio de 2026, São Paulo registrou 7,1 milhões de veículos licenciados, o equivalente a 26% da frota ativa. Na capital paulista, foram 2,1 milhões de regularizações, representando 36% do total.
O calendário oficial segue até dezembro, conforme o final da placa: