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Publicado em 17/06/2025, às 19h32 Reprodução/ divulgação Bianca Felix
O Toyota Corolla Cross acaba de receber uma versão completamente voltada para as pistas. O SUV, agora transformado em carro de corrida, estreia na Stock Car com motor de 500 cavalos e uma série de recursos tecnológicos que o posicionam entre os mais avançados da categoria.
Desenvolvido sobre a plataforma Audace SNG01, o novo Corolla Cross Stock Car exibe uma carroceria de última geração, construída pela empresa brasileira Magna Compósitos. A estrutura do veículo combina materiais como fibra de carbono, kevlar, aramida e fibra de vidro, resultando em um modelo leve, resistente e ideal para o desempenho nas pistas.
Mesmo mantendo semelhanças com o modelo de rua, o Corolla Cross voltado para a Stock Car conta com elementos aerodinâmicos únicos, como uma asa traseira ajustável, extrator traseiro e tomadas de ar para resfriamento dos freios e do motor, inclusive sobre o capô. O visual é pensado para aliar performance e estilo.
O modelo é equipado com um motor 2.1 turbo alimentado com gasolina Podium, capaz de gerar cerca de 500 cv. A transmissão é um câmbio sequencial semiautomático de competição, fabricado pela inglesa XTrac, com seis marchas. Na parte eletrônica, o sistema Qualcomm Snapdragon 5G realiza sensorização e coleta de dados em tempo real, fornecendo informações essenciais às equipes.
Com suspensão independente nas quatro rodas e sistema pushrod, o Corolla Cross conta com amortecedores reguláveis Penske Racing. O conjunto de freios inclui discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq e pinças da britânica AP Racing - com seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
No interior, o piloto tem acesso a um painel repleto de novas funções e uma câmera de 360 graus para transmissão imersiva.
A Toyota já participa da Stock Car desde 2020 com o Corolla Sedã. Com o Corolla Cross, a marca reforça seu compromisso com a inovação e desempenho. O projeto foi desenvolvido por uma rede de empresas e institutos: a Audacetech, em colaboração com ArcelorMittal, IPT e SENAI, além da Tractian, que forneceu o controle de processos com inteligência artificial.
Outros destaques são os componentes de competição produzidos pela MTR Performance Parts, do Rio Grande do Sul, e o volante da holandesa Grid Engineering.
Segundo Daniel Grespan, da Toyota Gazoo Racing Brasil, e Fernando Julianelli, CEO da Vicar, o novo modelo simboliza a evolução da categoria e eleva ainda mais a competitividade da Stock Car.
O Corolla Cross Stock Car não é apenas mais um modelo nas pistas, ele representa o futuro da categoria, com alta tecnologia, inovação e desempenho em cada detalhe.
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