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Publicado em 25/11/2025, às 12h19 Foto: Divulgação/BYD Denza. Bianca Novais
A Denza, marca de luxo da BYD, foi oficialmente apresentada ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, segundo o Autoesporte.
A fabricante confirmou três modelos para o país: o SUV híbrido B5, a perua elétrica Z9 GT e a minivan de luxo D9, todos com preços entre R$ 436 mil e R$ 800 mil. As lojas também serão separadas das concessionárias BYD, com inauguração prevista ainda para este ano.
Confira os lançamentos anunciados e quanto custam no mercado brasileiro:
O Denza B5 será o primeiro a chegar, com vendas iniciadas ainda em novembro. O carro é um SUV híbrido off-road com parentesco direto com a BYD Shark, usando o mesmo chassi e conjunto híbrido plug-in DMO.
De acordo com a Autoesporte, o powertrain combina motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos, totalizando 677 cv e 77,5 kgfm, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
A bateria de 31,8 kWh oferece autonomia de até 100 km no modo elétrico, com recarga rápida em no máximo 16 minutos. O alcance total chega a 1.200 km. Com quase 5 metros de comprimento, o B5 disputa espaço com modelos como Land Rover Defender e GWM Tank 300.
O Denza Z9 GT, previsto para o primeiro semestre de 2026, chamou atenção ao aparecer pela primeira vez no Brasil durante a festa de 50 anos da revista Vogue, que ocorreu em setembro, em São Paulo (SP). O modelo tem 5,23 m de comprimento e visual aerodinâmico, marcado por faróis pontiagudos.
Com arquitetura e-Platform 3.0 Evo, a perua reúne três motores elétricos que entregam 965 cv e 97 kgfm. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, com autonomia de 630 km no padrão chinês CLTC.
O interior conta com seis telas e até duas geladeiras, uma delas com 10 litros no banco traseiro.
A minivan Denza D9 deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2026. Com espaço para sete passageiros, o modelo tem versões híbridas, híbridas plug-in e elétrica. A configuração PHEV combina motor 1.5 turbo e um ou dois motores elétricos, chegando a até 407 cv e autonomia superior a 1.000 km no ciclo CLTC.
Entre os equipamentos, há Adaptive Cruise Control (Controle de Cruzeiro Adaptativo, em português), frenagem de emergência, head-up display e telas traseiras.
No Brasil, a D9 será posicionada como opção no segmento de transporte executivo premium.