Negócios

Fiat tira de linha carro popular para favorecer SUVs; entenda a decisão

Modelos médios e compactos globais da Fiat estão com os dias contados; montadora vai atuar internacionalmente no mercado de SUVs  |  Foto: Divulgação/Fiat.

Publicado em 23/10/2025, às 22h49   Foto: Divulgação/Fiat.   Bianca Novais

A Fiat anunciou o encerramento da produção de modelos médios como o Tipo, Ritmo, Bravo, Brava, Stilo, Tempra e Marea. A família Tipo, composta por sedan, hatch e perua, terá sua fabricação finalizada no próximo ano.

Originalmente, o fim da produção da família Tipo estava previsto para 31 de dezembro de 2025 e, portanto, não haveria uma versão 2026. A informação é do portal Auto+.

Família Tipo da Fiat. Foto: Reprodução/AquelaMaquina.pt

No entanto, o sucesso do modelo na Turquia e a necessidade de estoque levaram a uma extensão do calendário de fabricação até 30 de junho do ano seguinte, dando uma sobrevida de oito meses à linha.

Lançados em 2015, os modelos Tipo venderam 700 mil unidades na Europa e foram exportados para mercados como o México, onde era comercializado com o nome Dodge Neon.

Com o fim da linha Tipo, a nível global, o Fiat Cronos será o único sedan da Fiat, e não haverá mais nenhum hatch médio ou perua da marca.

Pulse e Fastback: SUVs da Fiat

O plano da Fiat é que os carros Pulse e Fastback substituam os modelos da família Tipo. O novo Pulse, por exemplo, se tornará um SUV compacto, com sete lugares, na intenção de substituir a perua Tipo SW.

Já o Fastback, com seu estilo SUVcoupé e esportivo, será posicionado para atender dois públicos: os compradores do Tipo e Tipo Sedan, ou Egea.

Esses modelos são originários do projeto F2U e F2X, que também serão comercializados no Brasil. Os carros Pulse e Fastback serão baseados diretamente nos Citroën Aircross e Basalt.

Além disso, eles compartilharão semelhanças com o novo Uno/Grande Panda, modelos que têm o objetivo de atuar como as novas gerações dos carros Pulse e Fastback.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSUVFiatHatchsedan

Leia também


4 carros que quase ninguém compra em 2025, mas que são ótimas opções


Seu carro foi barrado na Uber? Veja em quais apps ele ainda é permitido