Negócios
Publicado em 29/01/2026, às 20h00 Foto: Divulgação/Ford Marcela Guimarães
Quem quer começar 2026 buscando novas oportunidades de trabalho pode se inscrever no Ford <Enter>, programa gratuito de formação profissional que abriu 160 novas vagas: 80 em São Paulo e 80 na Bahia.
O curso, com duração de cerca de quatro meses, é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, preparando-as para atuar como programadores de software, área onde há falta de profissionais habilitados.
As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 1º de fevereiro. Para participar não é preciso ter conhecimento prévio na área.
Basta ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo ou Salvador.
Em São Paulo, as aulas do Ford <Enter> terão início em março de 2026, no SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga.
Serão duas turmas noturnas (20 vagas cada), com um programa de cerca de 400 horas que inclui formação em Front-End, Back-End, Phyton e Power BI.
Há também turmas de manhã ou à tarde (20 vagas cada), com formação em Power BI, Phyton, Bancos de Dados, Data Warehouse e Inteligência Artificial, somando cerca de 250 horas de treinamento.
Lançado em 2023 em São Paulo, o Ford <Enter> logo se tornou um sucesso, com mais de 15.000 inscritos e 1.000 alunos atendidos, alguns deles contratados antes mesmo de concluir o curso.
Essa procura motivou a Ford a ampliar o programa, que passou a ser oferecido na Bahia e também na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Tanto na Bahia como em São Paulo, o curso inclui aulas de lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras.
A empregabilidade é o foco principal do Ford <Enter>. Os alunos recebem um certificado emitido pelo SENAI, apoio na busca por oportunidades de trabalho por meio da Rede Cidadã, além de ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social.
Em 2026, a Ford renovou a parceria com a Soul Bilíngue, permitindo que os estudantes participem de um processo seletivo para concorrer a 100 vagas de um curso de inglês online da ONG.
E o melhor: os dois alunos que mais pontuam no processo de gamificação ganham uma bolsa de intercâmbio no exterior.
Não passou no SISU? Saiba como entrar na faculdade ainda em 2026
Prefeitura estuda parceria privada em escolas municipais e abre consulta pública; veja como participar