Negócios

Novo iPhone à vista? OpenAI compra startup e acende rumores sobre celular com IA

A aquisição representa a maior compra da história da OpenAI e pode ameaçar outros modelos de smartphones, como o iPhone.  |  O processo deve trazer mais 55 engenheiros de software para a empresa do Chat GPT. - Foto: Pixabay

Publicado em 22/05/2025, às 13h30   O processo deve trazer mais 55 engenheiros de software para a empresa do Chat GPT. - Foto: Pixabay   Camila Lutfi

A OpenAI, empresa por trás de sistemas como o Chat GPT, vai adquirir uma startup de inteligência artificial (IA) co-fundada por um dos ex-executivos da Apple, Jony Ive.

Em um contrato de aproximadamente US$ 6,5 bilhões - R$ 36,6 bilhões -, que representa a maior compra da história da empresa, pode ameaçar outros modelos de smartphones pelo potencial em ferramentas de IA esperado.

Ive, agora CEO da startup chama io, ajudou a criar os visuais do iPod, iPad e Apple Watch enquanto trabalhava na empresa da maçã. A união da gigante de IA com a empresa de Ive promete criar um produto com qualidade que "nunca aconteceu antes em hardware de consumo", segundo Sam Altman, CEO da OpenAI.

A aquisição está prevista para ser concluída ainda neste ano, mas ainda aguarda por aprovação de órgãos reguladores. O processo deve trazer mais 55 engenheiros de software da io para a empresa de Altman.

Além disso, os novos produtos gerados pela união entre io e OpenAI pode provocar outras gigantes do Vale do Silício, como a própria Apple. Isso porque as funcionalidades de IA em novos dispositivos ainda estão em fase de testes pelos consumidores fiéis de marcas como a Apple e Samsung, por exemplo. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags negócios Inteligência Artificial

Leia também


Com vantagem mínima, listagem da JBS em NY pode ser barrada por acionistas


Nissan planeja cortar 20 mil postos e fechar fábricas para evitar falência