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Publicado em 14/11/2025, às 21h30 Foto: Divulgação/NIO Marcela Guimarães
O crescimento econômico chinês e o aumento da renda per capita, apontados por dados do Banco Mundial e do Escritório Nacional de Estatísticas, impulsionam o acesso da população a bens de consumo duráveis.
Assim, os veículos elétricos ganharam força e se popularizaram de forma rápida, alcançando até categorias profissionais em crescimento, como os entregadores de aplicativo, equivalentes aos motoboys brasileiros.
Entre os modelos que simbolizam essa nova fase do mercado, o Onvo L60 ganha destaque.
Com preço inicial próximo aos R$ 110 mil, valor que chega perto do Chevrolet Onix 0 km na versão intermediária, o SUV médio oferece eficiência energética e alguns itens para lá de incomuns, como refrigerador embutido, sofá portátil e sistema de troca automática de bateria.
Não por acaso, plataformas como o Douyin já apelidaram o veículo de “carro dos sonhos” dos trabalhadores de frete. A popularidade foi percebida pelo brasileiro Maurício da Cruz, que vive há mais de dez anos na China.
Em seu perfil no Instagram, onde soma mais de 617 mil seguidores, ele relatou ter conhecido um entregador da Keeta, empresa que acaba de chegar ao Brasil, que comprou recentemente seu próprio L60.
O L60 pertence à Onvo, submarca de entrada da NIO, uma das fabricantes chinesas mais avançadas em tecnologia própria. Para atrair o público, a empresa aposta em soluções bem diferentes.
Um dos opcionais é um refrigerador de 52 litros, posicionado sob o porta-malas e fabricado pela Midea. O equipamento conta com duas zonas independentes, atingindo temperaturas de até –18 ºC, o que separa o freezer da geladeira.
Outro acessório é um pequeno sofá, fixado no porta-malas dianteiro. A peça complementa a função “cama” dos bancos. Os dianteiros se reclinam até se unirem à fileira traseira, formando duas camas.
A NIO sugere o uso de um colchão inflável para quem pretende acampar ou dormir no carro durante viagens.
Um dos grandes destaques do L60 é o sistema de bateria removível. Em vez de esperar pela recarga, o motorista estaciona em quiosques automatizados espalhados pelo país. Robôs fazem a substituição completa da bateria em cerca de cinco minutos.
Quem utiliza a tecnologia pode optar por pagar uma mensalidade pelo serviço ou até comprar o veículo sem bateria e alugá-la depois, o que reduz bastante o preço de entrada.
O sucesso do Onvo L60 e de outros modelos elétricos evidencia um ambiente favorável à inovação na China, conforme mostra o portal UOL.
Com incentivos governamentais, crescimento econômico e novas demandas de consumo, o país virou um excelente lugar para soluções de mobilidade acessíveis, tecnológicas e adaptadas a diferentes perfis de trabalhadores e famílias.
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