Negócios
Publicado em 10/10/2025, às 10h48 - Atualizado às 10h51 Foto: Divulgação/Toyota Marcela Guimarães
O Yaris Cross 2026 virou quase uma lenda antes mesmo de chegar ao Brasil. O que deveria ter sido o grande lançamento da Toyota para este ano acabou virando uma longa sequência de adiamentos e imprevistos que testaram a paciência dos fãs da marca japonesa.
O SUV será o novo modelo de entrada da Toyota no Brasil, posicionado abaixo do Corolla Cross. Com ele, a montadora pretende competir de igual para igual no segmento mais disputado do mercado.
Entretanto, até agora, o Yaris Cross parece colecionar mais problemas do que boas notícias.
Desde o anúncio, o projeto tem enfrentado uma verdadeira maré de azar. Primeiro, veio um escândalo no Japão.
A Daihatsu, empresa do grupo Toyota responsável por parte do desenvolvimento do modelo, foi flagrada fraudando testes de colisão. O caso prejudicou a reputação da empresa e atrasou todo o cronograma.
Quando a situação começou a se estabilizar, apareceu outro obstáculo. A fábrica de Sorocaba (SP), responsável pela produção do carro, precisou de mais tempo para concluir obras de modernização e ampliação, o que adiou novamente o lançamento.
E, quando finalmente parecia que tudo estava resolvido, outro problema surgiu. Uma forte tempestade atingiu a unidade de Porto Feliz (SP), danificando o telhado da fábrica de motores e forçando mais um adiamento.
Depois de tantos imprevistos, a Toyota ainda não confirmou uma nova data de estreia para o Yaris Cross 2026. O carro veio chamando a atenção dos brasileiros pelo custo-benefício, já que o preço estimado da versão de entrada deve ficar na faixa de R$ 125 mil a R$ 130 mil.
A prioridade da montadora, por enquanto, é reparar os danos e reorganizar a produção. Enquanto isso, o público segue aguardando (e torcendo) para que o SUV mais azarado dos últimos tempos finalmente consiga chegar às concessionárias.
Toyota ou VW? Veja 5 vantagens do Yaris Cross em relação ao T-Cross
Fim da obrigatoriedade em autoescolas: veja pontos positivos da estratégia para tirar CNH