Negócios
Publicado em 13/01/2026, às 11h52 Foto: Reprodução/INEP Nathalia Quiereguini
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão nesta sexta-feira, 16 de janeiro, os resultados do Enem 2025.
A data foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e encerra oficialmente a etapa mais aguardada do exame aplicado no ano passado por milhões de estudantes em todo o país.
As notas incluem o desempenho dos candidatos na redação e nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
Esses resultados serão utilizados como base para os principais programas federais de acesso ao ensino superior, de acordo com o portal R7.
A consulta às notas será feita pela Página do Participante, ambiente oficial do Enem. Para acessar o boletim individual, o candidato deverá informar o CPF e a senha cadastrados no Gov.br. No sistema, será possível verificar a pontuação de cada área e a nota da redação.
Os participantes que realizaram o exame como treineiros, ou seja, que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, não terão o boletim divulgado neste momento. O Inep informou que esses resultados serão publicados em uma data posterior.
As notas do Enem são a principal porta de entrada para programas como o Sisu e o Prouni.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro. Já o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas em instituições privadas, terá inscrições de 26 a 29 de janeiro.
A partir deste ano, o Sisu passará a considerar os resultados das três últimas edições do Enem.
O sistema utilizará a edição que apresentar a melhor média ponderada de acordo com o curso escolhido, desde que o candidato não tenha participado como treineiro.
O Enem 2025 foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro em razão da realização da COP30.
No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. No segundo, realizaram as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Segundo o governo federal, a edição de 2026 do Sisu será a maior já realizada, com 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas, com cursos iniciando no primeiro e no segundo semestre.
Quando saem os resultados do Enem, Fuvest, Unicamp e Unesp? Confira calendário
Quando saem os resultados do Enem e do Sisu? Veja as datas