Negócios
Publicado em 02/07/2025, às 14h14 Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Marcela Guimarães
O Governo Federal já divulgou o cronograma oficial do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 2025. A ideia permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo disponível no fundo uma vez por ano, tendo como base o mês de nascimento.
O saque pode ser feito a partir do primeiro dia útil do mês de nascimento. O trabalhador tem até 60 dias para retirar o valor.
Com o saque-aniversário, o trabalhador passa a ter o direito de retirar anualmente uma porcentagem do saldo do FGTS, além de uma parcela adicional (de acordo com o valor total disponível nas contas).
Quem escolhe essa opção perde o direito de sacar o valor total em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
Já no modelo tradicional (saque-rescisão), o trabalhador pode sacar todo o saldo do FGTS ao ser mandado embora sem justa causa.
A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou pelo site oficial da Caixa Econômica Federal. É necessário informar uma conta bancária para receber o valor.
A liberação do dinheiro ocorre em até cinco dias úteis, desde que o pedido seja feito no mês de aniversário. Caso queira voltar ao modelo tradicional, o trabalhador deve fazer a reversão diretamente pelo aplicativo. No entanto, ele não pode ter um contrato ativo de antecipação. A mudança só funciona após 25 meses do pedido.
Licenciamento de veículos em SP já começou: saiba prazos e valores
Mudanças no Bolsa Família afetam diretamente famílias com filhos — entenda o que muda