Negócios

Seu carro foi barrado na Uber? Veja em quais apps ele ainda é permitido

Atualização nas exigências do Uber Black exclui modelos populares e gera insatisfação: comparação mostra diferenças nas regras de apps rivais  |  Agência Brasil

Publicado em 22/10/2025, às 12h35   Agência Brasil   Bianca Rossi

Seu carro foi barrado na Uber? A plataforma gerou descontentamento entre motoristas ao anunciar, na última semana, uma revisão nos critérios de aceitação de veículos no Uber Black, sua modalidade de transporte mais exclusiva.

Com as novas regras, modelos como Renault Kardian, Citroën Basalt, Hyundai Kona Hybrid, Peugeot e-2008 e Caoa Chery Tiggo 3X deixaram de ser aceitos na categoria premium.

Diante das mudanças na Uber, o UOL analisou as exigências de outras plataformas de transporte para entender em quais delas esses veículos ainda podem rodar.

A comparação é útil tanto para motoristas que já atuam ou pretendem ingressar no setor quanto para usuários que desejam entender melhor as diferenças entre os serviços disponíveis.

Requisitos da 99

Diferente da Uber, não há restrição de cor dos veículos na 99, ao contrário dos tons “executivos” exigidos no Uber Black.

Para ingressar na categoria superior da 99, o motorista precisa ter realizado pelo menos 100 corridas no 99Pop e manter uma boa avaliação, geralmente entre 4,5 e 4,8. As exigências se aproximam das da Uber, mostrando que os serviços premium seguem padrões semelhantes de desempenho e qualidade.

Vale destacar que o 99 Comfort continua aceitando alguns dos modelos recentemente excluídos do Uber Black, como o Citroën Basalt e o Renault Kardian.

Requisitos da inDrive

A inDrive não possui uma categoria premium, ou seja, não há um equivalente ao Uber Black.

Além disso, o aplicativo não exige modelo ou cor específicos de veículo, limitando-se apenas aos requisitos básicos para cadastro e segurança dos motoristas.

Outro diferencial é que a plataforma não exige experiência prévia em corridas para novos motoristas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Veja quais são os 20 carros mais vendidos em outubro de 2025 no Brasil


Menos de R$ 99 mil: BYD apresenta oferta exclusiva para o Dolphin Mini