Polícia

Estação de Metrô vira abrigo emergencial devido ao frio: saiba como vai funcionar

Com queda brusca nas temperaturas, Governo de SP cria abrigo temporário em estação de metrô  |  Foto: Divulgação/Governo de SP

Publicado em 29/05/2025, às 10h32   Foto: Divulgação/Governo de SP   Isabela Fernandes

Diante da previsão de uma forte onda de frio nos próximos dias, o Governo de São Paulo vai instalar um abrigo temporário na estação Pedro II, da linha vermelha do Metrô, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. A medida começa a valer a partir das 19h desta quinta-feira (29) e seguirá até domingo (1), funcionando todas as noites das 19h às 8h.

A ação busca proteger a população mais exposta às baixas temperaturas, que devem ser intensas entre quinta e sexta-feira, com possibilidade de quebrar o recorde de frio do ano. 

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a cidade pode enfrentar ventos de até 60 km/h e uma rara “mínima invertida”, quando a menor temperatura do dia acontece no período da tarde ou noite, e não de madrugada.

Serão oferecidas 100 vagas no abrigo. Os acolhidos terão direito a jantar, cobertores e doações de roupas. O café da manhã será garantido com tíquetes válidos na unidade do programa Bom Prato localizada na rua 25 de Março. 

Famílias inteiras, inclusive com animais de estimação, poderão ser atendidas. Para os pets, terá estrutura específica com fornecimento de ração.

A Prefeitura de São Paulo também vai contribuir com a ação, disponibilizando uma ambulância de forma permanente na estação e instalando banheiros químicos no local.

A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para as temperaturas baixas na capital. A previsão indica que os termômetros podem cair para menos de 10 °C em várias regiões da Grande São Paulo e também em cidades do interior paulista.

Na tarde de quarta-feira (28), a cidade enfrentou fortes ventos, causados pela chegada da frente fria responsável por essa queda de temperatura nos próximos dias. A ventania provocou quedas de árvores, deixou feridos e causou interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários bairros da capital e região metropolitana.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloClimaabrigo