Polícia
Publicado em 12/05/2025, às 09h54 Foto: Reprodução/Redes Sociais Isabela Fernandes
Uma nova cratera surgiu na madrugada de domingo (11) na Marginal Tietê, em São Paulo, exatamente no mesmo ponto onde um buraco se abriu no mês passado, no dia 10 de abril. O buraco levou à interdição total de um trecho da via na manhã desta segunda-feira (12), causando congestionamentos.
O ponto interditado fica próximo à Ponte Atílio Fontana, no acesso da pista local para a central, nas imediações da saída da Rodovia dos Bandeirantes.
Desde o reaparecimento do buraco, equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estão no local orientando os motoristas e desviando o fluxo para as pistas expressa e local da Marginal.
Em abril, quando o problema apareceu pela primeira vez, a Sabesp identificou que a cratera foi causada por uma fissura na tampa de um poço de visita do sistema de esgoto, o que comprometeu o solo abaixo da pista. A tubulação afetada estava a cerca de 18 metros de profundidade.
A Sabesp, novamente responsável pelo trecho, afirmou em nota que está realizando uma análise técnica detalhada para avaliar os danos e planejar as intervenções necessárias com segurança, mas não confirmou se a nova abertura foi provocada pela mesma falha identificada anteriormente.
No domingo à noite, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) visitou a área afetada ao lado de secretários municipais e do presidente da CET. Ele também se reuniu com representantes da Sabesp para discutir as próximas etapas da obra e estimativas de prazo.
Informações preliminares apontam que a obra pode levar até 30 dias para ser concluída.
A CET reforça que os motoristas evitem transitar pela Marginal Tietê nesse trecho durante esse período. Como alternativa, é recomendado ir pela região da Lapa, utilizando vias como a Ponte da Freguesia do Ó, Avenida Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Avenida Cerro Corá, Avenida Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré.