Polícia
Publicado em 12/02/2026, às 07h13 Foto: Arquivo pessoal Érica Sena
A Polícia Civil indiciou por homicídio com dolo eventual os três donos da academia C4 Gym, no Parque São Lucas, na Zona Leste de São Paulo, após a morte da professora de natação Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (11), depois que os sócios Cesar Bertolo Cruz, Celso Bertolo Cruz e Cezar Miquelof Terração prestaram depoimento no 42º Distrito Policial.
O delegado responsável também solicitou a prisão dos investigados, pedido que ainda será analisado pela Justiça, como citado pelo G1.
Segundo a investigação, há indícios de que o manobrista responsável pela manutenção da piscina recebia orientações diretas dos proprietários sobre a manipulação de produtos químicos, mesmo sem qualificação técnica para a função. Conversas por WhatsApp fariam parte do conjunto de provas reunidas até o momento.
A principal linha apurada aponta que a mistura inadequada de substâncias, em ambiente fechado e com pouca ventilação, pode ter provocado a liberação de gases tóxicos.
Juliana passou mal após sair de uma aula, no sábado (7), e morreu horas depois no Hospital Santa Helena, em Santo André. Outras sete pessoas relataram sintomas de intoxicação na mesma semana.
Um ex-professor da academia afirmou que situações semelhantes já haviam ocorrido em 2024. Ele relatou episódios de forte odor, irritação na pele e dificuldades respiratórias durante as aulas.
Em uma ocasião, segundo o depoimento, atividades precisaram ser interrompidas após erro na mistura de produtos químicos na piscina infantil.
O manobrista Severino José da Silva declarou à polícia que tentou contato com um dos donos ao perceber que frequentadores passavam mal, mas não obteve resposta imediata.
Ele também afirmou ter sido alertado sobre a investigação no dia seguinte ao caso. A defesa dos sócios informou que tenta suspender o pedido de prisão e afirmou que os clientes estão colaborando com as investigações.
Polícia confirma causa da morte em piscina de academia na zona leste de SP
Morte em academia de SP: polícia investiga mistura de produtos na piscina