Polícia

Operação Paraguai: polícia prende suspeito e apreende drogas no interior da Bahia

Em Itambé (BA), a Operação Paraguai cumpriu mandados e mirou uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas e homicídios ao longo de 2025  |  Foto: Divulgação/Ascom-PCBA

Publicado em 09/01/2026, às 11h45 - Atualizado às 11h47   Foto: Divulgação/Ascom-PCBA   Marcela Guimarães

Na madrugada desta sexta-feira (9), policiais civis realizaram uma operação em Itambé (BA) para desarticular núcleos de uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas e homicídios registrados no município. A ação recebeu o nome de Operação Paraguai.

Durante a operação, um homem de 32 anos foi preso em flagrante. Os policiais apreenderam porções de cocaína, crack e maconha, além de uma balança de precisão, 14 celulares, um notebook e oito câmeras de vigilância.

Ação em bairro conhecido como “Paraguai”

Os crimes se concentraram no bairro Felipe Achy, popularmente chamado de “Paraguai”, onde foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão domiciliar.

No local, também foi feita a retirada de sistemas de monitoramento clandestinos instalados ilegalmente em postes de iluminação pública.

Essas câmeras eram usadas pelos criminosos para acompanhar a movimentação policial e facilitar a atuação do grupo na região, segundo a investigação da Polícia Civil do Estado da Bahia (PCBA).

Investigações e apoio das forças de segurança

Os endereços alvos da operação pertencem a pessoas apontadas como integrantes da organização criminosa, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e com homicídios ocorridos ao longo de 2025.

A operação mobilizou cerca de 30 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, com apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI) de Pedra Branca e do Sudoeste, além da Guarda Municipal de Itambé.

Autorização judicial

A ação teve autorização da Justiça da Comarca de Itambé, com parecer favorável do Ministério Público.

As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e priorizar a apuração dos crimes.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPolíciaBahiacrime

Leia também


Falso médico é preso após atender pacientes em UBS no litoral de SP; veja


Laudo revela como mãe e filho morreram em piscina em Alagoas