Política
Publicado em 10/11/2025, às 14h26 Foto: Freepik Ana Caroline Alves
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi oficialmente transformado em feriado nacional a partir de 2025.
A data, que já era reconhecida em diversos estados e municípios, agora passa a valer em todo o território brasileiro. O objetivo é reforçar o debate sobre igualdade racial e valorizar a herança cultural afro-brasileira.
Segundo o portal Exame, a mudança foi sancionada por lei federal e inclui o 20 de novembro no calendário cívico nacional, ao lado de outras datas históricas, como 7 de setembro e 15 de novembro.
Neste ano, o feriado cairá em uma quinta-feira, o que pode gerar um feriadão prolongado para muitos.
Com a oficialização do feriado, todos os trabalhadoresbrasileiros,tanto do setor público quanto do privado, terão direito ao descanso no dia 20 de novembro.
Assim como acontece em outras datas nacionais, o funcionamento de bancos, repartições públicas e escolas será suspenso.
No caso do comércio e serviços essenciais, a abertura fica a critério de acordos sindicais e das legislações municipais.
Em cidades turísticas, por exemplo, shoppings, bares, restaurantes e supermercados podem funcionar normalmente, desde que respeitem as regras trabalhistas de pagamento de hora extra ou folga compensatória.
A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da luta contra a escravidão.
Zumbi foi morto em 1695, após liderar por mais de 15 anos a resistência de comunidades negras autônomas conhecidas como Quilombo dos Palmares, localizadas entre Alagoas e Pernambuco.
Mais do que um dia de descanso, o 20 de novembro tem como propósito estimular a reflexão sobre o racismo estrutural e valorizar a contribuição do povo negro na história do Brasil.
Com o novo feriado nacional, o Brasil dá um passo importante no reconhecimento da luta do povo negro e na consolidação de uma agenda de consciência e respeito racial da sociedade.
Tornado no Paraná deixa cidade em ruínas e moradores em busca de recomeço; veja imagens
Novembro conta com feriado prolongado; veja datas das folgas