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9 das 10 melhores rodovias do Brasil estão em São Paulo — saiba quais são

Única exceção entre os destaques fora de São Paulo é a Via Lagos (RJ-124), localizada no Rio de Janeiro; confira a lista completa  |  Foto: Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 20/07/2025, às 09h00   Foto: Arquivo/Agência Brasil   Marcela Guimarães

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada no fim de 2024, revelou algo já notado por quem anda pelas estradas paulistas.

São Paulo conta com as melhores rodovias do Brasil. Das dez mais bem avaliadas do país, nove estão no estado. A liderança nacional ficou com a Raposo Tavares (SP-270), que funciona com a supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Rodovias paulistas dominam ranking nacional

De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, cerca de 80% da malha rodoviária de SP está em condições satisfatórias (classificada como boa ou ótima). São 8.112 quilômetros bem avaliados de um total de 10.760.

O domínio paulista no ranking tem uma explicação. Das nove rodovias citadas na lista, oito são concedidas à iniciativa privada, o que significa mais investimento em manutenção e estrutura do que nas estradas públicas.

A única exceção entre os destaques fora de São Paulo é a Via Lagos (RJ-124), localizada no Rio de Janeiro. Conheça as dez melhores rodovias do Brasil, segundo a CNT:

  1. Raposo Tavares (SP-270): supervisionada pela Artesp
  2. Rodovia dos Tamoios (SP-099): supervisionada pela Artesp
  3. Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225): supervisionada pela Artesp
  4. Rodoanel Mário Covas (SP-021): supervisionada pela Artesp
  5. Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): supervisionada pela Artesp
  6. Via Lagos (RJ-124): localizada no Rio de Janeiro
  7. Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463): administrada pelo DER/SP
  8. Rodovia Marechal Rondon (SP-300): supervisionada pela Artesp
  9. Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070): supervisionado pela Artesp
  10. Corredor Dom Pedro I (SP-065): supervisionado pela Artesp

Sobre a avaliação

A classificação das estradas leva em consideração três critérios principais: pavimento, sinalização e geometria da via. A ideia é analisar as condições enfrentadas por motoristas e caminhoneiros nas rodovias brasileiras.

A próxima edição da pesquisa, que sai ainda em 2025, deve ser divulgada em novembro.

Classificação Indicativa: Livre


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