Política
Publicado em 21/11/2025, às 09h56 Foto: Reprodução Prefeitura SP Érica Sena
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma sexta-feira marcada por chuvas em diversas regiões do país, com destaque para o Nordeste. A expectativa é de que até 100 mm de precipitação atinjam a Bahia, Sergipe e áreas costeiras de Alagoas, Pernambuco, Piauí e Maranhão.
O leste do Tocantins também deve receber volumes significativos de chuva. No Norte, alertas foram emitidos para o centro-norte do Amazonas, centro-sul de Roraima e oeste do Pará, com risco de ventos de até 100 km/h.
Ao todo, 19 estados estão sob alerta para chuvas intensas:Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, como citado pelo site Metrópoles.
Apesar da instabilidade, as temperaturas permanecem elevadas em várias capitais, como Manaus e Boa Vista (37°C), Teresina e Belém (36°C), São Luís (35°C), Macapá e Porto Velho (34°C) e Maceió (33°C).
O Rio Grande do Sul também recebeu alerta de perigo potencial, principalmente no litoral, estendendo-se ao litoral sul de Santa Catarina. Uma frente fria chega ao estado no início da manhã e avança ao longo do dia, provocando pancadas de chuva.
Em Florianópolis, que não tem previsão de chuva, a máxima não deve passar dos 23°C, abaixo dos 31°C previstos para Porto Alegre e dos 28°C em Curitiba.
Sem alertas meteorológicos, a região Sudeste terá sol entre nuvens e temperaturas elevadas, com máximas de 31°C em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, e 29°C em São Paulo e Vitória. No Centro-Oeste, Campo Grande e Cuiabá terão céu aberto e máximas de 35°C, enquanto Brasília não ultrapassa os 30°C e Goiânia chega aos 29°C.
Alerta laranja: veja quais serão as regiões afetadas por ciclone e chuvas fortes
Ciclone se forma no final de semana: veja a rota e onde há risco de tempestades