Política
Publicado em 14/10/2025, às 11h56 Foto: Divulgação/Agência SP/Governo de SP. Bianca Novais
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) comunicou que diversos bairros da capital e cidades da região metropolitana de São Paulo tiveram o abastecimento de água afetado devido ao apagão ocorrido nesta terça-feira (14).
O blecaute atingiu oito estados brasileiros, incluindo São Paulo. A informação é do Metrópoles.
A companhia informou que os bairros afetados são Cangaíba, Jardim Popular, Mooca, Brás e Vila Alpina, na zona leste; Cursino e Jabaquara, na zona sul; Vila Romana, na zona oeste, e as cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras e Guarulhos, na Grande São Paulo.
A falta de energia prejudicou o funcionamento da Estação Santa Inês, que bombeia água do Sistema Cantareira para a estação de tratamento de água, explicou a Sabesp.
Apesar da energia ter sido restaurada, o fornecimento de água ainda não estava normalizado às 9h30. De acordo com a companhia, a previsão de restabelecimento do serviço era ainda na manhã de hoje.
A Sabesp incentiva o uso consciente da água. Para registrar ocorrências ou fazer solicitações, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195, WhatsApp (11 3388-8000) ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.
De acordo com as concessionárias, o blecaute da terça-feira afetou mais de 1,6 milhão de imóveis, que ficaram sem energia elétrica tanto na região metropolitana quanto no interior de São Paulo.
A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que aconteceu um incêndio em um reator na SubestaçãodeBateias, no Paraná, o que causou o corte no fornecimento de energia elétrica para todo o Brasil.
Já segundo a Enel, o apagão foi consequência do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), sob jurisdição do ONS.
“O procedimento de corte de carga, conhecido como ERAC, acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico”, disse a Enel em nota.
A concessionária afirmou, ainda, que 937 mil clientes foram afetados em São Paulo e que o serviço foi normalizado em 8 minutos, por volta de 0h40.
Apagão inesperado causa impacto em diferentes regiões; entenda
Água de esgoto será utilizada na Grande SP? Sabesp explica plano polêmico