Política

Carnaval em SP tem esquema especial de segurança; veja como será a proteção

No Carnaval em São Paulo, 5,2 mil PMs, drones e equipes da Polícia Civil reforçam o combate a furtos e à violência contra a mulher  |  Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Publicado em 13/02/2026, às 16h12   Foto: Governo de São Paulo/Divulgação   Nathalia Quiereguini

Durante o fim de semana de Carnaval, as forças de segurança de São Paulo atuam com reforço no policiamento em todo o estado.

A estratégia envolve aumento do efetivo, uso de tecnologia e foco na prevenção de crimes em áreas com grande circulação de pessoas.

Na capital, a Polícia Militar mobilizou 5,2 mil agentes para atuar nos blocos de rua, desfiles e demais pontos de concentração.

O reforço também está presente em cidades do litoral e do interior, que recebem aumento no fluxo de turistas neste período, segundo informações da Agência SP.

Durante o Carnaval em SP, a PM e a Polícia Civil atuam com drones, 5,2 mil agentes e equipes especializadas para reforçar a segurança / Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Monitoramento com drones e apoio tecnológico

O esquema conta com 25 núcleos de drones responsáveis pelo monitoramento aéreo de grandes aglomerações.

As imagens são transmitidas em tempo real para as centrais de comando e controle, o que permite orientar as equipes que estão nas ruas com mais precisão.

O acompanhamento facilita a identificação de situações de risco, deslocamentos fora do previsto e possíveis práticas criminosas.

Com isso, as decisões operacionais podem ser tomadas de forma mais rápida.

Combate a furtos e atuação da Polícia Civil

Além do policiamento ostensivo, a Polícia Civil reforçou o atendimento nas delegacias e intensificou a atuação de equipes especializadas.

Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atuam à paisana entre os foliões, enquanto o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) reforça o combate a furtos e roubos, principalmente de celulares.

No pré-Carnaval, já houve registros de prisões por furto, estelionato e venda de bebida adulterada, além da apreensão de aparelhos celulares.

Reforço no atendimento a mulheres e grupos vulneráveis

O esquema inclui policiais militares femininas direcionadas ao atendimento de vítimas de importunação sexual, com encaminhamento e apoio imediato.

As equipes atuam em contato com a Cabine Lilás, responsável pelo monitoramento de ocorrências de violência contra a mulher.

A Polícia Civil também ampliou as ações de combate à violência contra a mulher e atos de discriminação.

As delegacias funcionam normalmente, e a Delegacia Eletrônica permanece disponível para registro de boletins de ocorrência, inclusive em inglês e espanhol.

Classificação Indicativa: Livre


TagscarnavalSegurançaCrimesmonitoramentoEfetivoPoliciamento

Leia também


Carnaval de SP terá Ancelotti em camarote da Brahma; veja quando


Vai ter Mega-Sena no Carnaval? Veja como ficam os sorteios das Loterias Caixa no feriado