Política

Cartilha da redação do Enem 2025 já está disponível: confira principais pontos

Estudantes já podem acessar a nova cartilha sobre a redação do Enem 2025, com orientações e exemplos de textos nota máxima.  |  Reprodução/Inep

Publicado em 06/10/2025, às 08h11   Reprodução/Inep   Caroline Leal

Os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem acessar a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”.

O material, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está disponível no portal oficial e reúne orientações sobre o formato da prova e exemplos de textos que alcançaram nota máxima na edição anterior.

O que o material traz

A cartilha explica detalhadamente a estrutura da redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.

Os candidatos precisarão desenvolver uma proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando a norma culta da língua portuguesa e a coerência na defesa de um ponto de vista.

O documento também detalha as cinco competências avaliadas, cada uma valendo até 200 pontos. Dois corretores analisam cada texto, e a média das notas compõe a pontuação final, que pode chegar a 1000.

Entre os motivos que levam à nota zero estão fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos, redação com menos de sete linhas e ausência de estrutura argumentativa.

Importância do Enem

Criado há mais de duas décadas, o Enem se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies.

Além disso, as notas também são aceitas por diversas instituições portuguesas conveniadas ao Inep, permitindo que estudantes brasileiros utilizem o exame para ingressar em universidades no exterior.

Com a nova cartilha, o Inep reforça a importância da preparação antecipada e do domínio da escrita para alcançar bons resultados na redação.

Classificação Indicativa: Livre


TagsFiesEnemCartilhaRedaçãoInep

Leia também


USP cai para 2º lugar em ranking de universidades da América Latina; confira