Política
Publicado em 06/10/2025, às 06h00 Foto: Reprodução/Freepik Fernanda Montanha
O gabarito oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será disponibilizado às 10h desta segunda-feira (6). A informação foi anunciada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, durante uma coletiva de imprensa realizada no domingo (5).
A ministra destacou que a aplicação das provas ocorreu sem incidentes relevantes, o que demonstra a confiança dos participantes no novo formato de seleção. Segundo ela, “o exame transcorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências”.
O índice de presença surpreendeu. Quase 60% dos inscritos compareceram aos locais de prova, o que significa uma taxa de abstenção de 42,8%.
De acordo com o Ministério da Gestão, esse número representa um avanço expressivo em relação à edição anterior, que teve uma taxa de faltas maior. A presença elevada é vista como um sinal de maior engajamento e credibilidade no processo seletivo.
Segundo a CNN, o CNU foi criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o propósito de centralizar os concursos públicos federais. A ideia é democratizar o acesso às vagas e garantir mais transparência nas seleções.
Ao reunir oportunidades em um único processo, o governo pretende facilitar a participação dos candidatos, reduzir custos operacionais e padronizar etapas, tornando a seleção mais eficiente.
Nesta edição, estão em disputa 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. Desse total, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para funções de nível intermediário. Além disso, há 2.480 posições de provimento imediato e 1.172 destinadas à formação de cadastro de reserva em curto prazo.
As provas estão divididas em duas fases principais. A primeira etapa, composta por questões objetivas, ocorreu no dia 5 de outubro de 2025. Já a prova discursiva está agendada para 7 de dezembro e será aplicada apenas aos candidatos aprovados na fase inicial.
Enquanto isso, o governo também tem intensificado medidas contra fraudes e desinformação relacionadas ao concurso. A AGU pediu que plataformas digitais atuem para coibir notícias falsas, reforçando a segurança do processo seletivo.
Casal ou amizade? Zé Felipe veste casaco com foto de Ana Castela em novas fotos
Descubra hábito perigoso de quase metade dos motociclistas em SP