Política
Publicado em 05/12/2025, às 11h09 Foto: Reprodução/BRENO ESAKI/METRÓPOLES Érica Sena
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes (UEE) convocaram um ato contra a homenagem ao vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e ao deputado federal Mário Frias (PL-SP), marcada para esta sexta-feira (5/12) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O protesto está agendado para as 18h, uma hora antes da entrega oficial do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, na entrada principal do prédio, na zona sul da capital, como citado pelo site Metrópoles.
As entidades estudantis criticam a escolha dos homenageados e afirmam que a honraria não condiz com o histórico dos parlamentares. “Não existe mérito em atacar instituições, espalhar desinformação, alimentar o autoritarismo e trabalhar sistematicamente para enfraquecer a democracia brasileira. Honra não se concede a quem flerta com o retrocesso”, diz o comunicado conjunto divulgado pelas organizações.
A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Paulo Mansur (PL), que defendeu a homenagem citando “relevantes serviços prestados ao Brasil” pelos dois políticos. Segundo ele, o evento será “histórico e emocionante”.O mesmo colar foi entregue recentemente ao prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB).
A indicação ocorre em meio a investigações que envolvem Carlos Bolsonaro. Ele é alvo de indiciamento da Polícia Federal no caso da chamada Abin Paralela, suposto esquema de espionagem ilegal que teria monitorado autoridades e adversários políticos durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Segundo a PF, o vereador faria parte do núcleo estratégico da operação.
Já Mário Frias, ex-secretário especial da Cultura no governo Bolsonaro, hoje deputado federal por São Paulo, também enfrenta processos. Em 2025, tornou-se réu por desinformação eleitoral, após divulgar conteúdo falso que relacionava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao crime organizado durante a campanha de 2022.
Michelle Bolsonaro sinaliza aceitar vaga de vice em chapa de Tarcísio em 2026
Filme do Bolsonaro? Jornalista desmente boatos sobre filme da facada e revela fake news