Política

Flávio Bolsonaro confirma que será o sucessor do pai em 2026; veja cenários

Disputa pela presidência de 2026 ganha novo contorno com Flávio Bolsonaro (PL) confirmado e Lula (PT) mantendo a liderança em pesquisa  |  Foto: Valter Campanato/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 05/12/2025, às 17h17 - Atualizado às 17h20   Foto: Valter Campanato/Marcelo Camargo/Agência Brasil   Marcela Guimarães

A pesquisa AtlasIntel divulgada na última terça-feira (2) aponta um cenário claro para a disputa presidencial de 2026: Lula (PT) aparece na frente em todos os quatro cenários de primeiro turno avaliados, sendo o nome preferido dos eleitores para a próxima eleição.

Quem foi testado nos cenários

O levantamento considerou tanto candidatos associados ao bolsonarismo (já que Jair Bolsonaro (PL) segue inelegível e preso por tentativa de golpe de Estado) quanto nomes da direita que tentam se colocar como alternativas.

Os aliados do ex-presidente incluem Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Flávio Bolsonaro (PL).

Já no grupo dos governadores que buscam espaço nacional surgem Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS). A lista fica completa com Renan Santos (MBL), membro do recém-criado partido Missão.

A pesquisa coletou 5.510 entrevistas on-line entre 22 e 27 de novembro, com margem de erro de um ponto percentual. A apuração foi feita através da revista CartaCapital.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Resultados da pesquisa

Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3

Cenário 4

A AtlasIntel também avaliou um cenário sem Lula, no qual Fernando Haddad surge como candidato do PT. Nesse caso, o ministro da Fazenda lidera com 44,4%, seguido por Tarcísio de Freitas, que conta com 32,2%. Todos os demais nomes ficam abaixo de 10%.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPolíticaBrasilPesquisaLulaFlávio bolsonaro

Leia também


Estudantes protestam contra homenagem a Carlos Bolsonaro na Alesp; entenda


CNH sem autoescola: confira os possíveis valores para tirar a habilitação