Política
Publicado em 23/01/2026, às 13h56 Foto: divulgação Ana Caroline Alves
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, na última quinta-feira (22), mudanças importantes em seu secretariado.
A partir desta sexta-feira (23), Arthur Lima deixa o cargo de chefe da Casa Civil e passa a comandar a Secretaria de Justiça e Cidadania. Para o seu lugar, foi escolhido Roberto Carneiro, que assume uma das pastas mais estratégicas da administração estadual.
As alterações fazem parte de um processo de reorganização interna do governo paulista e têm como objetivo fortalecer a articulação institucional e dar continuidade às políticas públicas em andamento, as informações são da Agência SP.
Arthur Lima esteve à frente da Casa Civil desde o início da atual gestão, em janeiro de 2023, exercendo um papel central na coordenação política e administrativa do governo. Agora, ele passa a liderar a Secretaria de Justiça e Cidadania, responsável por políticas voltadas aos direitos humanos, cidadania, acesso à Justiça e relações com a sociedade civil.
A expectativa é que Arthur Lima dê continuidade a programas estruturantes da secretaria e reforce ações voltadas à cidadania, inclusão social e fortalecimento institucional.
Com a saída de Arthur Lima, a Casa Civil passa a ser comandada por Roberto Carneiro. Pós-graduado em gestão e empreendedorismo pela PUC-RS, Carneiro acumula experiência em cargos de liderança no setor público, tanto no âmbito estadual quanto municipal.
Antes de chegar ao Governo de São Paulo, ele atuou como secretário-chefe da Casa Civil do Espírito Santo, além de ter sido diretor-geral da Assembleia Legislativa daquele estado.
Segundo o Governo de São Paulo, a transição entre os cargos será imediata, sem prejuízo às ações em andamento. A mudança no secretariado reforça a estratégia de manter a estabilidade administrativa, ao mesmo tempo em que busca imprimir novos ritmos e perspectivas às pastas envolvidas.
As nomeações entram em vigor já nesta sexta-feira (23), consolidando uma nova fase na condução da Justiça e da Casa Civil no Estado de São Paulo.
Auxílio-aluguel ajuda mulheres vítimas de violência a recomeçar a vida em São Paulo; saiba mais
Copinha: saiba por que a final sempre acontece em 25 de janeiro