Política

Incêndio em ônibus interdita avenida e afeta 20 linhas na Zona Oeste de SP

Ônibus articulado pegou fogo durante a manhã desta quarta-feira, em frente ao Hospital das Clínicas, e provocou congestionamentos na região  |  Foto:Reprodução/TV Globo

Publicado em 04/02/2026, às 10h31   Foto:Reprodução/TV Globo   Érica Sena

Um ônibus articulado pegou fogo na manhã desta quarta-feira (4) e causou a interdição total da Avenida Rebouças, na Zona Oeste de São Paulo, uma das principais ligações entre a região central e a zona sul da capital.

O incêndio ocorreu por volta das 7h, no sentido centro/Cerqueira César, na altura da Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, em frente ao Hospital das Clínicas, como citado pelo G1.

As chamas formaram uma grande coluna de fumaça preta, visível a longa distância, e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, que conseguiram controlar o fogo. Por volta das 8h30, a via foi liberada ao tráfego.

Pane teria causado incêndio

Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) e da SPTrans, o ônibus, movido a diesel e operado pela empresa Transppass, apresentou uma pane mecânica. O fogo teria começado no compartimento do motor, localizado na parte traseira do veículo.

O cobrador relatou que passageiros perceberam fumaça e alertaram a equipe. Ao abrir o compartimento do motor, o incêndio já estava em andamento. O coletivo operava a linha 8700/10 – Terminal Campo Limpo / Praça Ramos de Azevedo e estava no corredor exclusivo de ônibus quando as chamas começaram.

Passageiros evacuados e feridos leves

Cerca de 50 passageiros estavam no ônibus no momento do incidente e conseguiram desembarcar em segurança. Três pessoas, o motorista, o cobrador e um guarda civil, sofreram inalação de fumaça e receberam atendimento médico no local, sendo liberadas em seguida, sem gravidade.

Foto: Reprodução/TV Globo

O veículo é do ano de 2014. De acordo com a SPTrans, ônibus com mais de dez anos passam por vistorias semestrais.

Impacto no trânsito e no transporte público

A interdição provocou congestionamentos intensos, especialmente na saída do túnel em direção à Marginal Pinheiros e no sentido Consolação. Motoristas foram desviados pela Alameda Jaú.

Ao todo, 20 linhas de ônibus tiveram a circulação afetada e passaram a operar com desvios temporários tanto no sentido centro quanto no sentido bairro. Equipes da CET e do Corpo de Bombeiros atuaram no local para orientar motoristas e passageiros enquanto o tráfego era normalizado.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão Paulocidades

Leia também


Incêndio em prédio residencial deixa um morto no Centro de São Bernardo do Campo


Eclipse solar anular de 2026: onde e quando o “anel de fogo” será visível?