Política

Linha 4-Amarela chegará em nova região de SP; veja previsão das obras

  |  O investimento é de R$ 3,4 bilhões - Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

Publicado em 13/02/2025, às 13h19   O investimento é de R$ 3,4 bilhões - Foto: Divulgação / Governo de São Paulo   Marcela Guimarães

Até o final de 2028, a Linha 4-Amarela do Metrô deve passar a operar em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo. Expectativa é da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo de São Paulo.

A previsão é que as obras de expansão da ViaQuatro comecem até o fim de março deste ano. A primeira estação será a própria Taboão da Serra, fora da capital paulista. Atualmente, a Linha 4-Amarela vai da Luz, no centro da cidade, até a Vila Sônia, na Zona Oeste.

Projeção da estação Taboão da Serra na Linha 4-Amarela (Foto: Prefeitura Municipal de Taboão da Serra)

Em junho de 2024, foi assinado pelo governo estadual um aditivo contratual com a ViaQuatro para que a empresa, do grupo CCR e também responsável pela linha, estude a viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão da linha.

A estação Chácara do Jockey também será aberta para o trajeto. Com Taboão da Serra, elas estarão localizadas após a Vila Sônia, estação final. A previsão é que ambas recebam aproximadamente 150 mil passageiros por dia. Na época, expectativa para o começo das obras era dezembro do ano passado.

De acordo com a SPI, as novas estações contribuirão para a redução do tráfego lento nas rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt.

Com a extensão do trajeto, a Linha 4-Amarela terá 3,3 quilômetros a mais de trilhos, indo de 12,8 para 16,1 quilômetros. As inaugurações também tornarão o trajeto total da linha mais longo, podendo ser percorrido em 29 minutos.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsobrasmetrôtransporte públicoLinha 4-AmarelaEstaçãoChácara do JockeyMetrô de São PauloViaQuatroTaboão da Serra

Leia também


Descubra quais são os meios de transporte mais usados em cada região de SP


Ramo norte da Linha 6-Laranja do Metrô de SP é finalizado; saiba quando a linha fica pronta