Política
Publicado em 20/10/2025, às 11h50 Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubatuba Marcela Guimarães
Cada vez mais municípios do litoral paulista estão passando a cobrar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), pensada para a conservação das áreas naturais e o controle do turismo em alta temporada.
Ubatuba já aplica a taxa há alguns anos, enquanto Ilhabela acaba de aprovar o projeto de lei que autoriza a cobrança, prevista para começar na segunda quinzena de dezembro.
Em São Sebastião, a proposta foi aprovada pela Câmara e aguarda apenas a sanção do prefeito. As três cidades são do Litoral Norte.
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, o valor arrecadado com a taxa é destinado a ações de sustentabilidade e preservação ambiental.
O município passa por grandes variações populacionais ao longo do ano por conta do turismo, o que exige mais atenção financeira para a parte de limpeza, saneamento e manutenção de áreas públicas.
O sistema de cobrança é automatizado. Assim, câmeras instaladas nas vias de acesso reconhecem as placas dos veículos sem precisar parar o trânsito. O pagamento pode ser feito por diferentes canais:
Os valores diários variam de acordo com o tipo de veículo:
Entre 2007 e 2020, Ilhabela também aplicou a TPA, mas o programa foi suspenso durante a pandemia de Covid-19 por conta da queda na arrecadação. Agora, em 2025, a cidade se prepara para retomar a cobrança. Os valores variam de R$ 10 a R$ 140 por diária:
O pagamento poderá ser feito por tags eletrônicas, Pix, cartão de crédito/débito ou dinheiro em espécie nas cabines de apoio.
Em São Sebastião, o projeto de lei que chega com a TPA já foi aprovado na Câmara Municipal e agora depende da sanção do prefeito. Caso entre em vigor, os valores propostos são:
De acordo com o portal A Tribuna, assim que receber a aprovação definitiva, a Prefeitura de São Sebastião deverá definir como será feita a cobrança e a fiscalização e divulgar demais informações.
Xiaomi 17 Pro: ficha técnica, preço e recursos do novo topo de linha
Cerveja de SP está entre as melhores do planeta em ranking internacional; confira