Política

Metrô de São Paulo chega a Taboão da Serra pela primeira vez; veja o que muda com a obra inédita

Governo de São Paulo inicia a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, beneficiando 1,1 milhão de moradores da região.  |  Reprodução/ G1

Publicado em 23/08/2025, às 06h00   Reprodução/ G1   Gabriela Teodoro Cruz

O governo de São Paulo deu início à expansão da Linha 4-Amarela, que finalmente levará o Metrô até Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo. O município será o primeiro fora da capital paulista a contar com uma estação, em um projeto aguardado há mais de duas décadas.

Com previsão de entrega em 2028, a extensão de 3,3 km terá duas novas paradas: Chácara do Jockey, na zona oeste da capital, e Taboão da Serra, que promete beneficiar diretamente mais de 1,1 milhão de moradores da região metropolitana.

Obra sem o “Tatuzão”

Diferente de outras expansões do Metrô, a obra não contará com o famoso “Tatuzão” – a tuneladora de grande porte usada em São Paulo para acelerar a escavação subterrânea. Em vez disso, será utilizado o método austríaco NATM (Novo Método Austríaco de Túneis), considerado mais manual, mas também mais econômico e amplamente adotado em projetos ao redor do mundo.

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor de operações do ramal, a escolha pelo NATM permitirá a realização simultânea de várias frentes de escavação. Em cada uma delas, será construído um poço de 30 metros de profundidade, de onde partirão escavações em sentidos opostos.

Como funciona a técnica?

O NATM consiste na retirada gradual do solo e na aplicação de concreto para sustentar a estrutura. Dependendo das características do terreno, podem ser incluídas fibras ou reforços metálicos.

Embora mais barato, o processo é bem mais lento. Enquanto a tuneladora consegue avançar até 30 metros por dia, o NATM alcança uma média de 1,5 metro diário, o que significa um ritmo até 20 vezes menor. Ainda assim, o método é considerado seguro e eficiente.

Impacto na mobilidade

Com a nova estação, o percurso entre Taboão da Serra e a Estação da Luz, no centro da capital, poderá ser feito em cerca de 26 minutos. A expectativa é de que o ramal receba aproximadamente 110 mil passageiros por dia, tornando-se uma das principais opções de transporte para moradores da região.

Além disso, o projeto prevê a geração de 3 mil empregos diretos e indiretos durante a construção. As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.

Investimento histórico

A obra terá custo estimado de R$ 3,4 bilhões. O contrato de extensão da Linha 4 foi assinado em junho de 2024, e as obras começaram oficialmente em abril de 2025, em evento que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Atualmente, a Linha 4-Amarela conta com 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste. A chegada a Taboão da Serra marcará um novo capítulo para o transporte metropolitano paulista.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloLinha 4-AmarelaTaboão da Serra

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