Política
Publicado em 20/07/2025, às 13h00 Foto: Reprodução/SPI e CRRC Marcela Guimarães
Dois projetos ferroviários estão em andamento no Estado de São Paulo. São eles o Trem Intercidades (TIC) - Eixo Sul e o TIC - Eixo Leste.
Ambos fazem parte de uma estratégia para melhorar a mobilidade intermunicipal, ligando a capital paulista a regiões estratégicas do litoral e do interior. A conclusão, enfim, está prevista para os próximos 30 anos.
Informações são da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), que apresentou três possíveis trajetos.
O TIC - Eixo Sul tem como objetivo ligar São Paulo à Baixada Santista e outras regiões litorâneas por meio de um trem. Já o Eixo Leste conectará a capital ao Vale do Paraíba, com destino final em São José dos Campos. Este último tem um investimento que gira em torno dos R$ 10 bilhões.
Os dois projetos estão em fase de estudos e seguem um cronograma dividido em seis etapas. A primeira fase, de qualificação no Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), já foi concluída.
Atualmente, os projetos estão na fase de estudos, que deve ser finalizada no primeiro semestre de 2027. Depois disso, virão a audiência pública, o desenvolvimento do edital, o leilão e a assinatura do contrato.
No caso do TIC - Eixo Sul, três caminhos estão sendo considerados para o trajeto entre a Baixada Santista e a cidade de São Paulo.
A primeira opção prevê a Estação Brás como destino final, utilizando a Via ABC e passando por Paranapiacaba, mas essa rota enfrenta dificuldades por conta da concorrência com o transporte de cargas.
A segunda considera a Estação Pinheiros como ponto de chegada, utilizando a Linha 9-Esmeralda e o trecho de Parelheiros, rota que foi utilizada por trens até a década de 1970.
Já a terceira opção propõe o uso da Estação Santos-Imigrantes, aproveitando a faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes e se conectando à Ferrovia Santos-Cajati, permitindo que o trem chegue diretamente na cidade santista.
O trajeto do Eixo Sul terá entre 80 km e 130 km de extensão, com tempo estimado de viagem de 90 minutos (1h30min). O projeto também deve criar cerca de 13 mil empregos diretos e indiretos, além de aliviar o trânsito no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
O TIC - Eixo Leste vai conectar São Paulo e sua Região Metropolitana ao Vale do Paraíba, passando por quatro municípios até chegar em São José dos Campos.
A viagem deve durar cerca de 75 minutos (1h15min) e ajudar pelo menos 2,7 milhões de pessoas. Assim como no Eixo Sul, a extensão da ferrovia também deve ficar entre 80 km e 130 km.
Por que a 25 de Março entrou na mira de investigação de Trump? Entenda o caso
“Quilos Mortais”: Lacey pesava 313 kg — veja como ela está hoje