Política
Publicado em 20/01/2026, às 13h31 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Ana Caroline Alves
As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo entraram na fase final e já alcançaram 95% de conclusão, segundo informações oficiais do Governo do Estado.
Com os trabalhos civis praticamente encerrados, a expectativa é que a nova linha de monotrilho seja inaugurada em março, conectando o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária da capital paulista.
Retomado em setembro de 2023, o projeto avançou de forma acelerada nos últimos meses. Atualmente, os esforços estão concentrados no acabamento das oito estações do trecho prioritário, com instalação de sinalização, comunicação visual, catracas, equipamentos de acessibilidade e paisagismo nas áreas externas.
As intervenções se estendem por importantes vias da cidade, como a Avenida Roberto Marinho, trechos da Washington Luís e da Marginal Pinheiros, as informações são da Agência SP.
Entre as estações com maior avanço estão Morumbi e Vereador José Diniz, ambas com 99% das obras concluídas. Já as estações Campo Belo e Aeroporto de Congonhas atingiram 98% e 97% de execução, respectivamente. Todas as paradas da linha já contam com escadas rolantes e elevadores, garantindo acessibilidade plena aos usuários.
Além das estações, o sistema operacional também avança. Dos 14 trens previstos para a Linha 17-Ouro, oito já foram entregues ao Pátio Água Espraiada. Os próximos passos envolvem a instalação dos sistemas, testes operacionais e o comissionamento, etapa essencial para a certificação de segurança antes do início do serviço ao público.
A Linha 17-Ouro terá papel estratégico no transporte paulistano ao criar uma ligação direta entre o Aeroporto de Congonhas e as linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, incluindo um túnel sob a Avenida Washington Luís.
A nova rota promete reduzir o tempo de deslocamento e facilitar o acesso a regiões como Moema, Santo Amaro, Pinheiros, Osasco e o eixo corporativo da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.
Ingressos para o Dominguinho no Allianz Parque já estão disponíveis; veja preços e como comprar
Spcine celebra aniversário de São Paulo com sessões gratuitas de cinema; veja programação