Política

Prefeitura inaugura novo bosque urbano na Zona Norte e lança programa de adoção ambiental

Bosque Macuco, na Vila Guilherme, é o 11º da cidade e passa a contar com 634 árvores após recuperação de área degradada  |  Foto:Divulgação/SECOM/SP

Publicado em 09/01/2026, às 09h35   Foto:Divulgação/SECOM/SP   Érica Sena

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (8) o Bosque Macuco, localizado sob a ponte Presidente Jânio Quadros, na Vila Guilherme, Zona Norte da capital. A entrega marca a criação do 11º bosque urbano da cidade e foi acompanhada do lançamento do programa Adote um Bosque, que estabelece parcerias para a manutenção e conservação dessas áreas verdes.

Com 3.689,69 metros quadrados, o novo bosque recebeu o plantio de 50 mudas nesta quinta-feira e agora soma 634 árvores, de mais de 40 espécies diferentes. O espaço faz parte da estratégia municipal de ampliar a cobertura vegetal em regiões urbanas e reduzir os impactos das ilhas de calor, como citado pelo site da Prefeitura de São Paulo.

Meta é chegar a 50 bosques até 2028

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Ricardo Nunes participou do plantio de árvores ao lado de 20 alunos do CEU Parque Novo Mundo, em atividade do programa Recreio nas Férias. Segundo o prefeito, a meta da administração é alcançar 50 bosques urbanos até 2028.

Foto: Divulgação/SECOM/SP

Nunes destacou ainda o potencial ambiental desses espaços. De acordo com a Prefeitura, um bosque urbano pode reduzir a temperatura local em até seis graus, além de melhorar a qualidade do ar e aumentar a permeabilidade do solo.

Recuperação ambiental de área degradada

Antes da implantação do Bosque Macuco, a área era utilizada para descarte irregular de lixo e entulho. Após o cercamento e a limpeza do terreno, teve início o processo de recuperação ambiental. Inicialmente, o local possuía apenas 84 árvores. Ao longo das obras, foram plantadas 500 novas espécies e, com as mudas adicionadas nesta quinta, o total chegou a 634 árvores.

Programa Adote um Bosque

O programa Adote um Bosque permite que empresas, associações, instituições religiosas, comércios e cidadãos firmem parcerias com a Prefeitura para cuidar desses espaços.

Atualmente, os 11 bosques urbanos já implantados na cidade somam cerca de 40 mil metros quadrados de áreas verdes. Outros 27 estão em implantação, o que deve adicionar quase 200 mil metros quadrados e cerca de 20 mil árvores à capital paulista.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloBosque urbano

Leia também


Governo de SP inicia desapropriações para as obras da Linha 19-Celeste; veja as áreas afetadas


Bosque Urbano: saiba qual é a nova aposta da prefeitura para SP