Política
Publicado em 08/12/2025, às 14h36 Foto: Reprodução/Divulgação Érica Sena
A tarde desta segunda-feira (8) começou com temporais na capital paulista, levando toda a cidade ao estado de atenção para alagamentos. A Defesa Civil também acionou alerta para raios, ventos intensos e possibilidade de granizo em diferentes regiões da capital.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o tempo abafado favoreceu a formação de áreas de instabilidade que permanecem ativas e atuam com forte intensidade de maneira isolada. A orientação é que motoristas e pedestres redobrem os cuidados, como citado pela CNN Brasil.
A previsão indica que as chuvas devem continuar variando entre forte e moderada ao longo da tarde e noite, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento. Há maior probabilidade de queda de árvores, transbordamentos e pontos de alagamento, especialmente em áreas já afetadas.
Além da chuva atual, o cenário deve se agravar entre terça (9) e quinta-feira (11), devido à formação de um ciclone extratropical no Sul do país, que deve influenciar diretamente o clima em São Paulo.
Diante do cenário, será instalado um gabinete de crise com participação de órgãos estaduais, concessionárias de energia, Sabesp e Corpo de Bombeiros. A reunião inicial está marcada para a manhã desta terça-feira (9), quando estratégias de atendimento e monitoramento serão alinhadas.
previsão para os próximos dias
Para terça-feira, a expectativa é de chuva desde a madrugada, com temperaturas entre 20°C e 23°C e ventos que podem ultrapassar os 60 km/h. Na quarta (10), as precipitações devem perder intensidade ao longo do dia, com máxima de até 27°C.
A população deve evitar áreas arborizadas, recolher objetos soltos em quintais e sacadas e não atravessar pontos alagados. Em áreas de encosta, sinais como rachaduras ou água barrenta escorrendo são indicativos de risco de deslizamento e exigem acionamento imediato das autoridades.
Ciclone intenso coloca regiões do Brasil em alerta nesta semana; veja quais
Formação de novo ciclone deve trazer 200mm de chuva; confira as regiões afetadas