Política
A formação de um ciclone extratropical, combinada com a chegada de uma frente fria, coloca parte do Brasil em atenção entre esta segunda-feira (08) e quinta-feira (11).
O fenômeno deve atingir com maior força os estados do Sul, mas também terá reflexos no Sudeste e Centro-Oeste, segundo previsão do Climatempo, como citado pelo portal Último Segundo IG.
O ciclone deve se formar entre segunda (08) e terça-feira (09), entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. A expectativa é de que ele ganhe intensidade ao longo da madrugada de terça, deslocando-se para o oeste gaúcho e avançando para a região metropolitana de Porto Alegre ao longo do dia.
Na quarta (10) e quinta-feira (11), o sistema segue em direção ao Oceano Atlântico, próximo à costa gaúcha, perdendo força gradualmente após deixar o continente. Apesar disso, os efeitos continuam sendo sentidos durante todo o período previsto.
No Sul, os três estados entram em estado de atenção. As serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar as rajadas mais fortes, entre 90 km/h e 120 km/h. A região de Porto Alegre deve ter temporais já na madrugada de terça, com intensificação dos ventos na quarta.

O Sudeste também sentirá impactos, especialmente em São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, incluindo Triângulo Mineiro, Zona da Mata e região metropolitana de Belo Horizonte.
No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul será o estado mais atingido, com ventos moderados já nesta segunda e possibilidade de rajadas mais intensas na terça.
Além de vento forte, o sistema pode provocar grande volume de chuva em curto espaço de tempo, aumento de descargas elétricas e queda de granizo. Especialistas recomendam atenção redobrada para áreas com risco de alagamento, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia.
Classificação Indicativa: Livre