Política
Publicado em 10/12/2025, às 14h08 Foto:Reprodução/Parque da Juventude/ Semil Érica Sena
A cidade de São Paulo registrou rajadas de vento superiores a 82 km/h na manhã desta quarta-feira (10/12), resultado da atuação de um ciclone extratropical formado no Sul do país.
Por segurança, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) determinou o fechamento temporário de 12 parques urbanos na capital e na Região Metropolitana.
A decisão segue os critérios da Portaria Semil-SMA-CPP nº 07/2025, que estabelece o fechamento preventivo de áreas verdes quando os ventos ultrapassam 40 km/h ou quando há risco aumentado de queda de árvores e galhos.
Segundo o órgão, a medida busca preservar a integridade dos visitantes, trabalhadores e da fauna presente nos parques, como citado pelo site Metrópoles.
Zona Leste
Zona Norte
Zona Sul
Região Metropolitana
Equipes técnicas seguem monitorando os espaços para definir quando será possível reabrir os parques ao público. Não há previsão oficial de liberação.
A Defesa Civil informou que as rajadas foram registradas entre 10h e 10h30 no Mirante de Santana, na Zona Norte. Outras medições mostram ventos de 69 km/h na região do Aeroporto de Congonhas e no Campo de Marte. Até o fim da manhã, já haviam sido contabilizados 46 chamados relacionados a queda de árvores.
As autoridades orientam moradores a evitarem áreas arborizadas, fachadas com risco de queda e estruturas metálicas expostas ao vento até a estabilização do clima.
Ciclone provoca rajadas intensas e mantém alerta em SP; saiba como se proteger
Ciclone intenso coloca regiões do Brasil em alerta nesta semana; veja quais