Política
Publicado em 15/09/2025, às 13h56 Foto: Reprodução/Instagram Marcela Guimarães
O deputado Gustavo Gayer (PL-GO), aliado de Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para acusar o ator Wagner Moura de criticar Donald Trump, presidente dos EUA, enquanto mora em Los Angeles.
Em uma publicação, Gayer direcionou a mensagem ao secretário de Estado do país, Marco Rubio, e ao vice-secretário Christopher Landau.
Segundo ele, o ator “está morando nos EUA e continua apoiando Moraes, atacando Trump e dizendo que os EUA agora é uma ditadura”.
Em seguida, acrescentou: “Acho que vale a pena dar uma olhadinha nesse extremista”, marcando Rubio na publicação.
Esse cara está morando nos EUA e continua apoiando Moraes, atacando TRUMP e dizendo que os EUA agora é uma ditadura.
— Gustavo Gayer (@GayerGus) September 14, 2025
Acho que vale a pena dar uma olhadinha nesse EXTREMISTA @DeputySecState@SecRubiohttps://t.co/itjV40AevK
O ápice foi uma entrevista concedida pelo ator à BBC Brasil, na qual afirmou que os estadunidenses estariam com “inveja” do Brasil após a decisão judicial que determinou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Gayer não foi o único a recorrer às autoridades norte-americanas. Durante o fim de semana, outros deputados bolsonaristas também sugeriram que vistos de brasileiros que criticam o governo Trump fossem revogados.
O deputado Nikolas Ferreira, também do PL, chegou a marcar Marco Rubio em publicações que mencionavam os influenciadores Whindersson Nunes e Pedro Certezas.
O episódio coincidiu com uma medida oficial anunciada no último sábado (13). O vice-secretário Christopher Landau informou que determinou a revogação do visto de um médico brasileiro que havia comemorado, em rede social, o assassinato do ativista pró-Trump Charlie Kirk.
Que diabos está acontecendo no Brasil? Ainda não consigo acreditar que um neurocirurgião esteja fazendo comentários públicos como esse.
— Christopher Landau (@DeputySecState) September 13, 2025
Em nota oficial, que foi publicada no X (antigo Twitter), Landau declarou que havia ordenado ao setor consular a retirada imediata do visto, caso o médico possuísse o documento, e que fosse incluído um alerta para impedir uma futura emissão.
No Instagram, o neurocirurgião Ricardo Barbosa rasgou elogios ao atirador responsável pelo ataque contra Charlie Kirk. As informações foram apuradas pela CBN.
iOS 26: saiba como instalar a atualização cheia de novidades da Apple
Por que o horário de verão acabou? Saiba o que pode mudar no retorno