Entretenimento

1º dia de blocos tem ruas lotadas de foliões, calor de 30ºC e protestos

Foto: Divulgação
Primeiro dia oficial da folia reúne multidões no Centro e no Ibirapuera, mistura ritmos e registra críticas à estrutura oferecida pela prefeitura  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 15/02/2026, às 09h37



O primeiro dia de blocos do Carnaval de São Paulo foi marcado por ruas tomadas por foliões, calor intenso e manifestações políticas. Mesmo sob céu nublado, os termômetros chegaram aos 30ºC, exigindo reforço com caminhão-pipa para refrescar o público.

Entre axé, pop, sertanejo e rock, a capital viveu um sábado de diversidade, “formigueiro” humano e cobranças por mais estrutura nas ruas, como citado pelo site Metrópoles.

Centro tem protesto e queixas por banheiros

Na Avenida Ipiranga, o tradicional Tarado Ni Você abriu o desfile pouco depois do meio-dia com um manifesto. Faixas com a frase “Sequestraram o Carnaval” deram o tom político do cortejo, que defendeu apoio aos blocos tradicionais e respeito à cultura popular. Em seguida, o MinhoQueens manteve o público animado com hits do pop nacional.

Apesar da movimentação intensa, não houve registros de superlotação como no pré-Carnaval da Rua da Consolação. O principal problema relatado foi a falta de banheiros químicos.

carnaval de rua sp
Foto: Divulgação

A SPTuris acionou contrato que prevê até 16 mil diárias de sanitários, número inferior ao do ano passado, quando o planejamento chegava a 38 mil. Comerciantes reclamaram do mau cheiro e do uso improvisado de portas e árvores por foliões.

Ibirapuera reúne multidões e tem prisões

No circuito do Parque do Ibirapuera, o CarnaLau levou milhares de pessoas ao Obelisco. A cantora Lauana Prado comandou o trio e anunciou que espera um menino, Dom Prado. Já o Agrada Gregos, maior bloco LGBTQIA+ do país, celebrou 10 anos com shows de Gloria Groove e participação de Gretchen.

A Polícia Militar prendeu quatro pessoas e apreendeu cinco menores suspeitos de furtar celulares. Também houve registros de mal-estar e lotação no entorno dos trios, reforçando os desafios logísticos do maior Carnaval de rua do país.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp