Entretenimento
Dona Beja, que estreia nesta segunda-feira (2) na HBO Max, é inspirada na história real de Ana Jacinta de São José, uma figura controversa e influente do século 19 em Araxá, no interior de Minas Gerais.
A novela fez enorme sucesso nos anos 1980, principalmente pela força de sua protagonista e pelo tom ousado para a época. Com a nova versão chegando ao streaming, o público também volta os olhos para o elenco da produção original, as informações são do Na Telinha.
Maitê Proença tinha apenas 28 anos quando interpretou Dona Beja na novela da Manchete. Hoje, aos 68, a atriz está afastada das novelas desde Liberdade, Liberdade (2016), da Globo.
Nos últimos anos, atuou em produções como Bom Dia, Verônica (2024), da Netflix, e mantém uma carreira sólida no teatro. Também é bastante ativa nas redes sociais, onde comenta política e temas sociais. No remake, a personagem principal será vivida por Grazi Massafera.
Gracindo Júnior interpretou Antônio Sampaio na versão original. Após passagens por novelas e séries da Record entre 2007 e 2014, o ator trabalhou em Portugal e em produções para o streaming. Atualmente com 82 anos, vive de forma reclusa em Visconde de Mauá (RJ), ao lado da esposa, Daisy Poli. No remake, o papel será de David Junior.
Marcelo Picchi, que deu vida a João Carneiro, participou mais recentemente das séries Pé na Cova (2016) e TOCs de Dalila (2017). Aos 77 anos, segue atuando no teatro, além de se dedicar aos estudos de filosofia e à docência. O personagem agora será interpretado por André Luiz Miranda.
Bia Seidl, que viveu Aninha, esteve em produções como Coisa Mais Linda (2020), da Netflix, e novelas no Brasil e em Portugal. Aos 64 anos, trabalha com teatro, dublagem e formação de novos atores. Sua antagonista na versão original corresponde à personagem Angélica, vivida por Bianca Bin no remake.
Mayara Magri, intérprete de Maria, permanece ativa no teatro e também já atuou como diretora. Casada desde 2021 com o autor Lauro César Muniz, a atriz tem hoje 63 anos. No remake, o papel ficou com Indira Nascimento.
Classificação Indicativa: Livre